A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), em parceria com o Hospital Universitário, Instituto Embelleze e Centro de Referência Francisca Trindade realizou ação Laços de Afeto: A beleza do processo de cura. A referida ação ocorreu no Hospital Universitário, com o objetivo de contribuir para elevar a autoestima das mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

Durante a ação estiveram presentes a representante do Estúdio Rey Afro Hair, Maria Reyllane Costa Nascimento, realizando a oficina de turbantes, o Chefe da Unacon, Médico Marcos Lobão, bem como a Coordenadora do Instituto Embelleze, Joelma Costa.
Cabe observar que, desde janeiro de 2022 até o presente momento, foram diagnosticadas 318 mulheres, sendo 40% de Teresina e 60% do interior, das quais 50 estão em tratamento de quimioterapia e 368 em tratamento em hormonal.

“A maioria das mulheres tem como principal causa de morte o câncer de mama e se levamos a mensagem para os nossos locais de convivência sobre a prevenção do câncer de mama já tem um impacto muito forte. O primeiro passo é o autoexame e todo mundo pode fazer em casa a partir dos 20 anos porque a partir daí pode ser dectado no início. Durante todo o mês de outubro estaremos realizando ações de sensibilização para a causa e também, além disso, realizando oficinas para as mulheres diagnosticadas com câncer para fortalecer na luta contra doença”, pontuou a Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa.

A Coordenadora do Instituto Embelleze, Joelma Costa, destacou que a Instituto Embelleze e a parceria com a Coordenadoria de Mulheres fortalece o aprendizado as alunas na instituição. “As nossas alunas aprendem a maquiar na escola do zero e essas aulas fora da sala de aula contribuem para se tornarem profissionais com um olhar sensível e a pauta do Outubro Rosa vai permitir refletir que a beleza da mulher vai além da produção estética”.

“Ações de embelezamento das mulheres em tratamento do câncer de mama contribuem diretamente no seu trato porque elas ficam mais felizes e dispostas a vencer a doença. É importante frisar que tem cura e o câncer de mama e quando se descobre no início o tratamento é mais eficaz e as chances de cura aumentam. Essa parceria com a Coordenadoria de Mulheres e os parceiros articulados por elas permite que possamos fortalecer o Outubro Rosa com mais informações no Hospital Universitário”, disse a  Chefe da Unacon, Médico Marcos Lobão.

A feirante Vanusa Geraldo da Silva, de  59 anos , do município de Itainópolis do Piauí, que iniciou o tratamento há  3 meses declarou que esse momento é importante. “Pois me ajuda a encarar essa situação do câncer de mama com mais alegria e força. Não esperava chegar ao Hospital hoje e me sentir tão acolhida e na hora que eu me curar sou eu que vou fazer essa ação”, afirmou.

A dona de casa Maria Aparecida, de 59 anos, de Teresina, iniciou o tratamento há 6 meses. Ela declarou que é a primeira vez que coloca um turbante na cabeça. “É emocionante  esse momento porque eu sempre quis colocar, mas não sabia como e aprender como posso amarrar e ganhar um lenço hoje aqui me faz perder o medo de assumir o tratamento. Estou muito feliz de estar participando da ação porque mulheres como eu vai se inspirar em comprar mais lenços”, afirmou.