A Governadora Regina Sousa autorizou por meio de Decreto, a convocação de mil candidatos classificados no último concurso da Polícia Militar do Piauí, que compunham o cadastro de reserva, para iniciar o Curso de Formação de Soldado (CFSd PM).  A medida visa fortalecer o aparato da segurança pública, reforçando o efetivo da corporação responsável pelo policiamento preventivo e repressivo.

“Fica autorizada a imediata convocação dos candidatos que, na data da publicação deste Decreto, já tenham sido aprovados nos exames do concurso [considerados APTOS na 2ª Etapa – Exame de Saúde (médico e odontológico); na 3ª Etapa – Exame de Aptidão Física; na 4ª Etapa – Avaliação Psicológica; e na 5ª Etapa – na Investigação Social], em ordem decrescente de pontos obtidos na Prova Escrita Objetiva e Dissertativa, para se matricularem no Curso de Formação de Soldados PM (CFSd PM)” diz o documento.

Realizado em setembro de 2021, o concurso da Polícia Militar ofertou mil vagas para soldado e 40 vagas para oficial. Em setembro deste ano a governadora Regina Sousa enviou mensagem à Assembleia Legislativa e os deputados aprovaram uma lei, criando um cadastro de reserva entre os candidatos classificados no certame, que ficaram fora do número de vagas estabelecido no edital. A legislação permite a convocação concretizada no decreto.

O Curso de Formação de Soldados PM dura aproximadamente 9 meses e constitui requisito legal indispensável para nomeação no cargo, não constituindo Etapa do concurso. A realização do CFSd PM é de responsabilidade exclusiva da Polícia Militar do Estado do Piauí, uma vez que a submissão dos candidatos à realização do Curso de Formação é de responsabilidade exclusiva da Administração Pública, assim como eventual nomeação dos mesmos.

Confira o decreto.