Focos dos centros cirúrgicos chegaram à nova MDER

Os diretores de instituições de Ensino Superior do Piauí realizaram visita técnica à nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), na manhã desta sexta-feira (14). A comitiva conheceu o prédio e acompanhou a chegada de novos equipamentos para a unidade de saúde, que tem a administração compartilhada da Associação Reabilitar com o Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

O superintendente Executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, e o superintendente Administrativo Financeiro, Walter Oliveira, acompanharam a comitiva. Eles apresentaram toda a estrutura que está sendo montada, com os equipamentos que já chegaram ao prédio, e conversaram sobre a estruturação do setor de Ensino e Pesquisa. Participaram da visita o preceptor da Facid, Luciano Malta Pacheco; o diretor de Ensino e Pesquisa da MDER, Joaquim Parente; e o coordenador da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéa dos Santos Júnior.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é referência no ensino e pesquisa na área da Saúde, no Piauí, proporcionando aprendizado teórico e prático a centenas de estudantes. A unidade de saúde foi pioneira em fazer parceria com a UFPI para o primeiro curso de Especialização Médica no Piauí; bem como ofertou a primeira residência médica, em parceria com o Hospital Getúlio Vargas, no ano de 1984. A expectativa é que esse importante trabalho seja fortalecido no novo prédio.

“É um prédio que oferece estrutura nova e totalmente favorável, de excelência. Estamos trabalhando no processo de adequação funcional de cada espaço dessa instituição com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o atendimento ofertado”, frisa o diretor de Ensino e Pesquisa da MDER, Joaquim Parente.

Para o coordenador da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da UFPI, as expectativas também são positivas. “Esse prédio tem maior envergadura e estamos esperançosos de que conseguiremos prestar às nossas pacientes um serviço de melhor qualidade, bem como proporcionar aos nossos alunos uma melhor formação. Esse é o nosso objetivo”, avalia Arimatéa dos Santos Júnior.

O superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, destacou a importância dessa parceria e a chegada de novos equipamentos.

“É fundamental que os profissionais envolvidos na área de Ensino e Pesquisa acompanhem o processo de estruturação da unidade para darmos continuidade a esse trabalho tão importante. Nossa obra está praticamente finalizada e, hoje, recebemos os focos de luz para os centros cirúrgicos, conforme estava previsto no nosso cronograma. Estamos trabalhando e cumprindo todos os prazos para que a população possa contar atendimento de qualidade nessa nova estrutura, o mais breve possível”, finalizou Aderson Luz.