Nesta segunda-feira (24) foi realizada a ação “Laços de Afeto: A beleza do processo de cura”, no hospital São Marcos, em parceria com Instituto Embelleze e o Estúdio Rey Afro Hair, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.
Nesse contexto, cabe ressaltar que alguns dos principais fatores de risco são: obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebida alcóolica; alguns históricos reprodutivos/hormonais, como ter menstruado antes dos 12 anos, não ter tido filhos, uso prolongado de pílula anticoncepcional e de reposição hormonal; histórico familiar/ genético de casos de câncer de mama ou ovário.
Portanto, as mulheres devem estar atentas aos sinais e sintomas, bem como ao surgimento de nódulo endurecido, alterações no bico do mamilo ou saída espontânea de líquido da região e de nódulos nas axilas ou no pescoço. Além de realizar o autoexame com frequência, as mulheres precisam estar em dia com seus exames preventivos, sobretudo, a mamografia após os 40 anos, pois descobrir a doença em fase inicial aumenta as chances de cura.
A paciente Maria de Jesus, que está em tratamento há 6 meses, destacou que chegar ao hospital e ver mulheres com lenço trouxe esperança de que o câncer tem cura. “Quando estamos perdendo os cabelos passa muita coisa na nossa cabeça e ver que têm mulheres pensando no bem-estar de outras mulheres me dá mais força pra continuar o tratamento. Essa ação de hoje da Coordenadoria de Mulheres me tocou porque não sabia que trabalhavam também com esse tipo de informação”.
A paciente do município de Uruçuí, Adenilse Maria, declarou que não é de Teresina e por conta do tratamento está no hospital e hoje se sentiu acolhida e bontia. “A gente vai fazendo o tratamento e vai deixando de lado a beleza e agora nessa ação me lembrei que não posso deixar de sorrir e nem de me arrumar porque isso deixa tudo mais fácil ”.
A Coordenadoria, durante o mês de outubro, está sensibilizando as mulheres e, principalmente, as mulheres em tratamento sobre a importância de falar do Outubro Rosa em todos os espaços que estão inseridas e destacar que tem cura o câncer de mama desde que existe o diagnóstico precose.