A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Amarante, localizada a 163 quilômetros de Teresina, está com 98% dos serviços concluídos. Cerca de 90% dos moradores da zona urbana serão beneficiados com coleta e tratamento de esgoto.
O investimento é de R$ 16 milhões, com recursos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Governo do Estado e Agespisa.
A obra inclui 43 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento do tipo biológica, oito emissários e oito estações elevatórias de esgoto. No total, serão 2.500 ligações prediais. Na etapa atual, os trabalhos se concentram no emissário final, travessias de tubulações e funcionalidade de algumas estações elevatórias.
“Esse investimento é de grande importância para a população de Amarante. Vamos coletar, tratar e dar uma destinação adequada ao esgoto gerado na zona urbana, garantindo impacto positivo à infraestrutura sanitária da cidade”, destaca o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.
A Agespisa aguarda o último repasse da Codevasf, principal fonte de recursos da obra, para finalizar os serviços e iniciar a fase experimental do sistema.