O estudante de Engenharia Elétrica, Ian Rocha, de 22 anos, contava apenas com a parte teórica do curso de graduação na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) até setembro deste ano, quando entrou para o estágio na SPE Piauí Conectado. Ele conseguiu ingressar na empresa por meio do Programa Parcerias Para o Futuro, que tem o objetivo de desenvolver o conhecimento técnico-científico dos alunos na prática.
O programa é fruto de uma parceria entre o Governo do Piauí, a Uespi e as concessionárias de PPP contratadas. Para Ian, é uma oportunidade de conhecer a fundo sobre a área que estuda. “É muito importante, estou gostando demais. Todo dia é um aprendizado. Posso ver na prática como funciona a engenharia e também sobre gerência de pessoas e projetos, desde o começo até a finalização. Coisas que não vemos com clareza na graduação”, contou.
A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, explica que a ideia é fazer com que estudantes possam usar os projetos de PPP contratados como laboratórios em diversas áreas. “Esse programa é uma das ferramentas que ajuda a demonstrar, de forma prática, que as PPPs não têm apenas uma importância econômica, mas também desempenham um papel social significativo. Os investimentos dessas empresas resultam na criação de novas vagas no mercado de trabalho e nada melhor que facilitar o acesso dos estudantes a elas”, disse a gestora.
Para coordenadora de projetos sociais, Charlene Queiroz, o programa é uma parte importante dos trabalhos da SPE. “Essa integração é ótima porque promove aprendizado tanto para os estudantes que participam quanto para a gente, é uma oportunidade de trocarmos experiências com esses jovens e deixá-los prontos para o mercado”, disse.
O estagiário reforça que a relação de aprendizagem entre empresa e estudantes é mútua. “Todos estão sempre abertos a sugestões e boas ideias. É uma área que me identifico bastante e isso me faz querer aprender e contribuir cada vez mais”, completou Ian.