A coordenadoria Estadual de Políticas para as mulheres (CEPM), em Guaribas, realizou ação do Ônibus Lilás e reunião do Projeto Teia de Direito. A ação de prevenção à violência doméstica beneficiou as comunidades Cajueiro, Tamburi, Queimada do Angico, Água Brava, Capim, Barreiro e a segunda articulou a Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.
Durante a ação do Ônibus Lilás esteve presente a assistente social do CRAS, Joara Evangelista, destacou a importância da informação para romper o ciclo de violência. “Receber a equipe do Governo no nosso município permite que as nossas mulheres possam tirar as dúvidas com relação aos tipos de violência que existem e como podem proceder. Durante a palestra vimos as mulheres perguntar e relatar situações de violência que não eram físicas, mas que não sabiam que eram violência e por isso a chegada do Ônibus Lilás fortalece as nossas mulheres. Além disso, a comunidade está aproveitando para ter acesso aos nossos serviços de CRAS, CREAS, emissão de documentos e agendamentos de consultas”.
A vereadora Pedrina declarou que a mulher precisa provar que tem conhecimento para ocupar o cargo de poder. ”Nós, mulheres, somos questionadas e quando articulamos as pautas das mulheres com Prefeitura, Coordenadoria de Mulheres, comunidade e vereadores, temos mais forças para pensar políticas para as mulheres. Hoje, nosso município com o Ônibus Lilás plantou uma sementinha em cada mulher para não deixar a violência acontecer com ela e nem com as mulheres da nossa cidade”.
A moradora do povoado Cajueiro, Dona Iraci Lopes, de 57 anos, declarou que a forma que tinha escutado as informações sobre violência contra a mulher ainda não tinha percebido que algumas coisas que viveu se encaixou nas explicações. “Atualmente não vivo nenhuma violência doméstica, mas já vivenciei situações de julgamentos explicados na palestra. Hoje trouxe a minha filha também para escutar as informações sobre violência para que ela não passe por nenhuma delas. Eu acho sempre importante aprender a se defender da violência. Essa ação está sendo muito importante, porque nós mulheres temos direitos é apenas o que queremos que sejam respeitados”.
A ação do Ônibus Lilás permite que as mulheres possam se escutar e ser acolhidas pela Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência no município e no estado através das políticas de proteção à mulher.