Nesta semana, l profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) participaram de processo de qualificação em qualidade de cuidados em UTI Materna. A ação faz parte de um convênio com o Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Segundo o médico Roosevelt Valente Chaves, coordenador da UTI Materna da MDER, a partir do convênio com o Ministério da Saúde (MS), a Maternidade Dona Evangelina Rosa desenvolveu parceria para capacitar os profissionais da área de saúde no viés materno infantil para melhorar o atendimento e a prestação de serviço a gestante e ao recém-nascido, com o objetivo de diminuir a mortalidade materno-infantil.

“Esse projeto é baseado em uma capacitação e em visitas de teleconsultorias diárias. O projeto tem o prazo de um ano para acontecer e tem metas a cumprir, através de ações que estão sendo realizadas mensalmente”, explica o médico.

Neste momento, foram realizados dois dias de capacitação, mas o projeto oferece curso de Educação a Distância (EAD) em UTI Materno aberto para todos os profissionais das áreas da saúde da MDER, com aulas que são realizadas às terças-feiras. A capacitação se divide em práticas e à distância.

“Os temas abordados são: hemorragia; pós-parto, que é uma das causas principais de mortalidade materna; sepse, que também é uma das causas principais; eclâmpsia e pré-eclâmpsia; doença hepática da gravidez; dentre outros temas. Participam da capacitação, médicos obstetras, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. O curso foi aberto a todos os profissionais da MDER”, conclui Roosevelt.