Os estudantes do Piauí e de todo o Brasil realizam neste domingo (13), as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Pré-Enem Seduc se mobilizaram para proporcionar a chegada dos alunos das escolas públicas até os locais de prova por meio do programa “Passe Livre” e também fizeram a acolhida dos mesmos, na ação “Dia E” do Enem.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, destaca as iniciativas do Governo do Piauí para reforçar a preparação dos estudantes e garantir o acesso à política de inclusão universitária.

“Nossos alunos tiveram uma excelente preparação durante o ano. De um lado, as escolas todas mobilizadas, preparando os nossos estudantes, e de outro, um programa de rede que é o Pré-Enem Seduc, que tem 23 ações em paralelo para reforçar a preparação dos nossos estudantes. Lá no início do ano, a gente faz o mapeamento daqueles que vamos inscrever.

No período da inscrição, nós abrimos as escolas, apoiamos os estudantes para garantir a inscrição. Inclusive, em 2022, nós aumentamos em mais de 13% o número de inscritos em relação ao ano anterior. Aí fizemos as caravanas do Pré-Enem Seduc e as grandes revisões”, relata o secretário.

Durante os dois domingos de realização do exame, nos dias 13 e 20, as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) estarão nos postos realizando a entrega de garrafas de água mineral, informativos, doces, além da motivação final antes da prova.

“Nestes dias, todo o time da Seduc está em campo nos locais de aplicação de prova recebendo o estudante. O dia acontece aqui com motivação, tem entrega de caneta, tem água, chocolate e frutas, inclusive, para estudantes de escolas particulares. É o conjunto também que vem reforçado por políticas importantes, como a política do Enem, do Sisu, do Prouni, do Fies e as políticas afirmativas. Tudo isso é importante que continue e esperamos que, com o novo governo que chega, possamos ter ainda mais reforço para a inclusão universitária dos nossos jovens”, completa Ellen Gera.

Cecília da Costa Silva, aluna do CETI João Henrique, de Teresina, afirma que pretende cursar Medicina e para isso caprichou em sua preparação. “Na minha escola já tem prova bimestral, ou seja, na sexta a gente já faz 90 questões com prova de linguagens e no sábado matemática e suas tecnologias. Então a escola visa muito preparar o aluno e minha expectativa está boa, porque eu já tenho uma base alinhada”, revela a estudante.

Lorena Cruz, estudante do CETI Heli Sobral, chegou cedo para aguardar a abertura dos portões da UESPI e ter a tranquilidade necessária antes da prova.

“Revisei bastante, inclusive na noite de ontem pra hoje. Então é isso mesmo, é só esperar o que vai acontecer nessa prova, pois a preparação que recebi da escola foi muito boa”, enfatiza a candidata.

Muitos pais foram deixar seus filhos nos portões dos centros de aplicação para dar um apoio final, como é o caso de Silvana Maciel da Silva Andrade, mãe de Eric Dylan da Silva Andrade, estudante da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz.

“Meu objetivo é incentivar meu filho sempre e dar apoio, mostrando que eu estou sempre do lado dele para tudo, para o que der e vier. É um momento importantíssimo da vida dele e eu não posso deixar de estar aqui com ele”, completa a mãe.

A Seduc encerra o dia de hoje com uma live trazendo comentários da prova e da redação, no Canal Educação.

No Centro Universitário Santo Agostinho os estudantes foram recepcionados com uma fanfarra, ao som de “Alô,  Alô,  Papai”.

Passe Livre

Em Teresina e no interior do Estado, os estudantes das escolas públicas contaram com mais uma política de inclusão universitária do Governo do Piauí. “O Passe Livre é uma política de sucesso com evidências de resultados pois iniciamos a implementação do Passe Livre em 2016 e nesses cinco anos, nós tivemos a melhor taxa de presença no Enem 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021. Em todos esses anos, o Piauí foi o estado com a menor taxa de faltosos e todos esses anos nós tivemos o apoio do Passe Livre Enem. Neste ano foram 9500 estudantes beneficiados, 2200 na capital e 7300 no interior”, finaliza o secretário da Educação.

Estudantes do CETI Lustosa Sobrinho – Gilbués

Caravana de Palmeiras

U.E.Saturnino Moura 7a GRE rumo a Oeiras


Campo Maior