A governadora Regina Sousa participou nesta segunda-feira, 14, da implantação dos Projetos das linhas de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e fez ainda entrega de ambulâncias.
Para a governadora, é uma felicidade entregar os equipamentos e a ambulância para o hospital. “São equipamentos importantes para a rede de cuidado do infarto agudo cárdio e também do AVC e o melhor ainda é ver que vidas já estão sendo salvas com os atendimentos iniciais feito no hospital”, disse Regina Sousa, declarando que a meta é conectar todos os hospitais regionais, seguindo para outros hospitais na ponta a fim de garantir um atendimento rápido à população.
O secretário de Saúde, Néris Júnior, ressaltou a entrega de ambulâncias específicas para AVC e infarto. “Estamos fazendo melhoria do equipamento de radiologia, o HEDA tem hoje o melhor tomógrafo fora da capital, já foi feito atendimento de mais de 25 pacientes desde o último final de semana, sendo que 12 foram de Parnaíba”, disse, esclarecendo que além de toda essa estruturação, a Sesapi tem 20 profissionais de cardiologia e mais de 20 neurologistas em plantão de 24 horas para atendimento específico, com orientações em toda rede hospitalar.
O presidente da Associação Reabilitar e idealizador do Pense Bem AVC, o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, destacou a importância das linhas de cuidado, sobretudo, com a população mais carente.
Segundo o médico, o infarto agudo do miocárdio e o AVC são patologias grandes causadoras de morte e também de pessoas sequeladas no estado. “As linhas de cuidado terão grande importância na preservação e na qualidade de vida”, disse, explicando que o sistema age integrado entre teleassistência e equipe médica interdisciplinar com unidades hospitalares, UPAs e hospitais regionais.
“O Piauí está preparado para atender pacientes de infarto agudo do miocárdio e AVC. Passamos 45 dias ininterruptos treinando equipes em todas as regionais de saúde e já foram atendidos 22 casos de AVC, dos quais 12 no HEDA em Parnaíba”, disse.
O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Seaapi, Telmo Mesquita, assegura que o Piauí está de parabéns com essas linhas de cuidado com o infarto do miocárdio e com o AVC.
Ele explica que a rede de urgência e emergência abrange, principalmente, as áreas de pediatria, trauma, Infarto Agudo do Miocárdio e AVC e por isso, o Piauí resolveu investir nesse grande desafio e com a ajuda de 17 cardiologistas e 7 neurologistas, as linhas de cuidado foram implantadas. “Estamos servindo de exemplo para o Brasil e até em Singapura esses projetos já foram citados”, afirma Dr. Telmo, declarando que o Piauí busca garantir celeridade no atendimento.
Para o médico, o tempo de ação é importante e explica que se conseguir atender paciente entre 3h30 no caso de infarto e até 6h no caso de AVC é possível, dentro dessa janela, salvar a vida do paciente e evitar sequelas. “Ver um paciente chegar sem poder falar ou mexer alguns dos membros e com o atendimento dentro do tempo, vê-lo recuperado é muito gratificante”, disse, destacando que o Piauí está de parabéns.
O diretor do HEDA, Daniel Miranda, agradeceu ao Governo do Estado pelos avanços realizados no hospital de Parnaíba e destacou ainda o empenho da equipe que acredita no projeto de linhas de cuidado que, com certeza, trará muitos resultados positivos para o estado.