A Coordenadoria Estadual de Políticas para as mulheres (CEPM) levou os serviços de assistência psicossocial, jurídica, embelezamento e atendimento médico para as mulheres na comunidade Lagoa, no município São João da Serra. A ação também beneficia as mulheres na comunidade Boa Vista, Gongora, Boca da Catinga, Assentamento Boa Vista e  Camponesa.

Durante a ação estiveram presentes a Secretária de Saúde, enfermeira Rivalda Rocha, Secretaria de Assistência Social  Ieda Moura, Psicóloga do CRAS, Samilia Castro, Assistência Social, Rossana Aranha e equipe da Coordenadoria da Mulher. “A ação do Ônibus Lilás tem esse objetivo de sensibilizar homens e mulheres da comunidade para que, juntos com a Rede de Atendimento às Mulheres do município, possa acompanhar de perto essa mulher e impedir que ela sofra violência e as que estão passando por alguma situação de violência tenham coragem de denunciar seus agressores e evitar a intensificaçao da violência”, pontua Louise Soares, Coordenadora de Mulhere Rurais.

As moradoras da comunidade de Crauna, Roseana Silva e aIsabel de Paiva, da comunidde Lagoa, foram pela primeira vez a ação do ônibus lilás em busca de informações sobre a prevenção da violência doméstica. A moradora Isabel de Paiva destacou que  quando soube da ação na comunidade ficou interessada pela palestra. “Vivemos situações que nem sabemos se é ou não violência. Eu nunca sofri violência doméstica, mas sei que posso ajudar outra mulher quando tenho informação. Hoje eu vim com meu filho de 4 meses para que desde de pequeno ele possa ir escutando informações da importância de cuidar das nossas mulheres”, destaca Isabel de Paiva.

A moradora Roseana Silva foi ao serviço em busca de conversar com a psicóloga do CRAS  para tirar dúvidas de questão de saúde mental  e participar do processo de embelezamento. “Escutar a palestra passa um filme na minha cabeça porque os exemplos dos tipos de violência são comuns no nosso dia a dia. Eu vim conversar com a psicóloga para saber mais informações e aproveitei também para me sentir bonita fazendo as unhas e sobrancelhas. Esse tipo de ação na nossa comunidade coloca a gente pra refletir muito e acredito que essas palavras vão mudar muito nossa realdiade”.

A Psicóloga do CRAS, Samila Castro, realizou atendimento na UBS e dentro do próprio Ônibus Lilás. “Escutar as mulheres antes, durante e após a violência permite que possamos fazer um acompanhamento de forma mais eficaz e sistematizado com a Rede de Atendimento, pois uma violência sempre está somada com outras violência. Hoje durante a ação do  ônibus lilás tirei  várias dúvidas que as mulheres têm vergonha de perguntar após a palestra e vemos a importância desse projeto principalmente para as mulheres que moram na zona rural. Estamos muito felizes das mulheres terem escutado a palestra além de participar dos serviços, pois sabemos o quanto também é dificil falar das violências”.

O Ônibus Lilás tem esse objetivo de sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento à violência doméstica e durante o mês de Novembro as palestras de prevenção e sensibilização da sociedade  se intensificam com a campanha 16 Dias de Ativismo – Ei mermã, nem mais um minuto de silêncio.