Música, doces, água e muitas mensagens de incentivo marcaram a chegada dos estudantes aos locais de prova nesse domingo (20), Dia E, segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Dia E é uma ação realizada pelas equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tanto na capital como no interior, que tem como objetivo de acolher os candidatos, levar alegria e inspirar autoconfiança no dia da prova.
Em Teresina, no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), as gêmeas Vitória e Virgínia Lima, de 18 anos, foram recepcionadas pelo Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, que participou das atividades do dia E. Na oportunidade, as estudantes da Rede Estadual revelaram o grande desejo de cursar Odontologia e falaram de todo o preparo e suporte que receberam da escola em que estudam, o Premen Norte. “Recebemos uma boa preparação da escola. Os nossos professores participaram das formações do Enem Mil e nos deram todo o suporte para chegarmos confiantes ao Enem. A nossa escola montou turmas específicas de preparação para as provas e, agora, nos sentimos preparadas. Queremos muito ingressar no Ensino Superior, no curso de Odontologia”, disse Vitória, uma das gêmeas.
O Governo do Piauí, por meio da Seduc, trabalha o ano todo para garantir desde a inscrição do estudante, passando por todo o preparo e chegando ao Passe Livre e ao Dia E, que se trata dessa importante ação de incentivo e acolhimento no dia da prova. “No que se refere ao Passe Livre, temos grandes desafios para fazer o translado desses estudantes. Na capital, buscamos dialogar com a empresa que opera o transporte público para ampliar a frota e no interior contamos com o apoio dos municípios e do transporte escolar. A nossa união de esforços é para mais uma vez garantir que o Piauí seja destaque no índice de presença no Enem”, explicou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.
Passe Livre
Em Teresina e no interior do estado, os estudantes contaram com o Passe Livre, ação do Governo do Piauí que garante o translado aos locais de prova. Ao todo foram distribuídos 9.500 passes, que dão direito ao aluno usar o transporte público sem ônus.
“A Seduc garantiu o transporte para todos os nossos estudantes que participam do Enem. 400 alunos aqui da região de Bom Jesus contaram com o translado seguro aos locais de prova. Essa é uma ação muito importante, principalmente por dar um suporte importante ao candidato”, disse Reginaldo, gerente da 14ª Gerência Regional de Educação.
Em Teresina, a governadora Regina Sousa enviou um ofício para o Setut, sindicato que representa as empresas responsáveis pelo transporte público coletivo, solicitando a ampliação da frota de ônibus neste domingo. A ideia é garantir que os estudantes cheguem aos locais de prova.
As provas
Neste segundo dia de provas do Enem, dia 20 de novembro, 83 mil candidatos no Piauí devem fazer as provas. São 90 questões nas áreas de Química, Biologia, Física e Matemática, com cinco horas para a resolução das mesmas.