A Associação da Cidadania e Desenvolvimento Social (ACIS) realiza, no próximo dia 30 de novembro, o primeiro evento que discute a lei de emergência cultural. O seminário “Caminhos do Audiovisual e a Lei Paulo Gustavo”, contará com grandes nomes da cultura nacional, como o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, Alfredo Manevy, Pola Ribeiro e Solange Lima.  Evento será realizado a partir das 18h no Sesc Cultural Cajuína.

A Lei Paulo Gustavo visa o investimento de R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC) para amenizar os efeitos da pandemia no setor. Cerca de dois terços desse valor será destinado às produções audiovisuais, salas de cinema e mostras. O seminário em Teresina tem como objetivo esclarecer o funcionamento da lei para que os produtores piauienses consigam captar os recursos e movimentar o mercado cinematográfico no Estado.

“A iniciativa veio de um ciclo de cursos que estamos realizando na área de cinema, mas só se concretizou por todo o apoio que tivemos dos próprios convidados que prontamente aceitaram o convite”, comenta Fátima Guimarães, coordenadora da Acic.

O seminário conta com o apoio do Governo do Estado, Sesc Piauí, Blue Tree Hotel. “Assim que foi apresentada a proposta, prontamente nos colocamos à disposição para apoiar, pois o setor de audiovisual no Piauí tem muito potencial de crescimento e muita gente qualificada. A Lei Paulo Gustavo será de mais incentivo e revelação de muitos talentos do cinema piauiense”, ressaltou o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta.

Sobre os palestrantes:

Juca Ferreira é ex-ministro da Cultura dos governos de Lula e Dilma. Secretário da Cultura da cidade de São Paulo e da cidade de Belo Horizonte.

Alfredo Manevy coordenou e presidiu a Spcine entre 2014 e 2016. Foi secretário-executivo do Ministério da Cultura no governo Lula (2008-10). É doutor em audiovisual pela USP e leciona cinema na Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado pós-doutorado na Babelsberg Universitat/Alemanha.

Solange Lima é formada em cinema pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é sócia da Araçá Filmes e já produziu mais de 15 curtas. Também é produtora do filme “Estranhos” de Paulo Alcântara, primeiro longa da Araçá Filmes. Assina a co-produção dos filmes “Capitães da Areia” de Cecília Amado (baseado no romance de Jorge Amado), “Jardim das Folhas Sagradas” de Pola Ribeiro e “Brilhante” de Conceição Senna.