A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI), em parceria com o Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), promoveu, entre os dias 16 a 23 de novembro, o treinamento AUDI I e II com Ênfase em Órgãos Públicos (EOP). A capacitação teve como objetivo a qualificação dos auditores governamentais nas áreas de gestão de riscos, controle e governança.
“Trouxemos as melhores experiências que a auditoria interna pode usar na sua atuação. Iniciamos com conceitos básicos e atividades que podem ser desenvolvidas, como governança, ética, transparência, planejamento estratégico, entre outros. Com o módulo II detalhamos com mais complexidade para qualificar ainda mais a equipe, a fim de promover um ótimo plano de auditoria”, afirma a instrutora do IIA Brasil, Liane Angoti.
As técnicas desenvolvidas para a área de controle interno capacita os auditores governamentais da CGE na assessoria aos gestores do Poder Executivo Estadual do Piauí.
“Por meio das técnicas absorvidas durante o curso, é possível aplicar na área de controle interno, direcionar a auditoria para a parte de consultoria e atividades de controle e auxiliar os gestores”, destaca o auditor governamental da CGE, Alan Soares.
O curso, que aconteceu na modalidade presencial em Teresina, proporcionou uniformizar os conceitos sobre as técnicas de execução de auditoria interna no setor público.
“A capacitação é de suma relevância para a nossa classe de auditores internos, pois trabalha conceitos basilares como governança, controle, avaliação de riscos que é o nosso propósito no próximo exercício”, afirma o auditor governamental Darcy Siqueira.