O município de Jardim do Mulato recebe sete atividades do projeto Caravana Juventude Ativa, da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), nesta terça (06) e quarta-feira (07). São os bate-papos sobre Valorização da Vida, Juventudes em Tempo de Violência, Prevenção ao Uso de Drogas e as oficinas de Maquiagem, Design de Sobrancelhas, Grafite e Dança.
Cerca de 200 jovens devem participar do projeto, cujas atividades são uma combinação de minicursos teóricos e práticos, e é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim do Mulato, por meio da Secretaria de Juventude do município.
O coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, ressaltou que o projeto traz discussões que são de interesse dos jovens. “Violência, saúde mental e abuso de substâncias químicas são temas sensíveis que precisam ser tratados com a nossa juventude. Acreditamos que o Caravana tem uma metodologia adequada para abordar essas questões com o jovem, uma metodologia que é ativa e participativa, permitindo o engajamento e o envolvimento dele”, disse o coordenador.
Ao mesmo tempo, o projeto traz também atividades mais práticas e culturais, como as oficinas de Dança e de Grafite, tornando possível ao jovem se expressar por meio da arte, e de aprendizagem, como as oficinas de Maquiagem e de Design de Sobrancelha. “Queremos estimular o jovem a se expressar por meio da arte. E também dar algumas opções para que ele possa pensar no exercício de alguma função”, disse Gomes.