Na noite desta segunda-feira (12), Teresina se iluminou com a abertura do já tradicional Natal de Sonho e Luz, que promove a revitalização, iluminação, decoração e promove atrações culturais do Centro da capital, no período natalino. O evento aconteceu no adro da igreja São Benedito e contou com apresentações culturais.

A governadora Regina Sousa esteve presente na abertura e destacou a importância desse momento, ressaltando ainda a necessidade de reflexão a respeito do real significado do Natal. “O Natal é sempre o momento de explodir os sentimentos mais puros dentro da gente, parece que é um tempo diferente. A espera do nascimento de Jesus é sempre um momento especial. Então, é sempre bom a gente fazer coisas bonitas para a população. Mas não podemos esquecer que o cristianismo não começou com luzes e com templos, mas sim com uma mocinha pobre e a anunciação de que ela seria a mãe do filho de Deus. Então, a gente faz essas coisas lindas, mas não podemos esquecer de como o cristianismo começou”, destaca Regina.

O secretário da Cultura, Carlos Anchieta, explica que decoração que tem como tema Flores, é uma homenagem às mulheres do Piauí. “Essa decoração homenageia às mulheres. Esse ano em que Esperanza Garcia foi reconhecida como a primeira mulher advogada do Brasil e também quando temos pela primeira vez uma governadora mulher. Então, é uma homenagem a tudo isso”, ressalta o gestor.

A programação natalina acontece durante todos os finais de semana de dezembro e encerra em 06 de janeiro, Dia de Reis. Na programação haverá apresentações de dança, teatro, circo, coral nas janelas do Theatro 4 de Setembro e quarteto da Escola de Música Possidônio Queiroz.

O Natal de sonho e Luz é uma iniciativa do Governo do Estado, promovido pela secretaria de estado da Cultura (Secult), que desde 2019 vem dando uma nova cara ao centro de Teresina no período natalino. Além da decoração, o evento promove atrações culturais, com música, dança e teatro, com temática voltada para o Natal atendendo ao público de todas as faixas etárias.