O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) disponibilizou R$ 600 mil para apoiar projetos inovadores nos Territórios do Desenvolvimento do Piauí. Esta iniciativa é fruto do acordo de cooperação firmado pelo Governo do Estado, através da Seplan, para que o Pnud transfira tecnologia de gerenciamento e execução de projetos capazes de promover o desenvolvimento nos territórios. Com a presença do Governador do Estado, Wellington Dias, do representante do Pnud no Piauí, Maurilo Oliveira, e de diversas organizações da sociedade civil e do setor privado, o PNUD em conjunto com o Governo do Estado fez a entrega simbólica dos cheques para os seis projetos selecionados no Piauí, no auditório da Seplan, na manhã desta quarta-feira (18).
O projeto ODS Piauí, que é executado através do Pnud, da Seplan e de empresas privadas, está em execução desde 2016. Durante os primeiros anos, o foco da atuação foi em construir diagnósticos do estado do Piauí e dos municípios do Território do Itaim, identificando os principais desafios para o alcance do ODS. Neste sentido, foram identificadas iniciativas que podem contribuir com o combate à pobreza extrema, a geração de energia renovável, o fortalecimento do protagonismo das mulheres e iniciativas de produção de alimentos saudáveis.
Estes estudos ajudaram a formatar os critérios de seleção do Innovations Challenger, que abriu edital de seleção de projetos no mês de novembro. Esta seleção contemplou apenas os estados do Piauí e Amazonas. Todos os recursos para os prêmios foram disponibilizados pelo PNUD e objetivam fortalecer as instituições vencedoras e apoiar a estruturação da Comissão Estadual dos ODS.
Comissão Estadual dos ODS
Em processo de formação, a comissão terá como função acompanhar o monitoramento das metas dos ODS no estado do Piauí. Para tanto, serão monitorados os planos setoriais, o Plano Plurianual PPA e a Lei LOA para identificar como as ações executadas pelo estado contribuem com o alcance dos ODS.
Além disso, a comissão terá o papel de sensibilizar o setor privado, as instituições da sociedade civil, as instituições de pesquisa e ensino para contribuição cm os ODS tanto na parceria com o Estado como nas ações especificas de cada um dos setores.
Trata-se se uma pactuação para a construção de um futuro melhor para o Piauí, para o Brasil, para o Mundo.