A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), está oferecendo oportunidade de estágio internacional no “Summer Student Programme”, na Suiça. O foco do programa são estudantes dos cursos de bacharelado ou mestrado, nas áreas de Física, Engenharia Agronômica, Ciências da Computação e Matemática. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro.

O programa é uma realização da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), com patrocínio da Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA). Essa é a primeira vez que o programa de estudos engloba os estudantes da Universidade Estadual do Piauí.

O estágio contempla ainda uma bolsa estudantil no valor de R$ 40 mil, em um contrato de oito a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado e no programa de palestras de física e de tecnologia da informação. O Programa ainda presta assistência para encontrar acomodação.

Entre os requisitos para participar, é necessário ter completado pelo menos três anos de estudos na graduação (até o verão europeu de 2023 – de junho a setembro); possuir bom conhecimento da língua inglesa; não ter trabalhado na CERN por mais de três meses; bem como não ter participado de edições anteriores do programa.

O diretor de Relações Internacionais, prof. dr. Orlando Berti, aponta que esse programa é uma das maiores oportunidades já feita nos últimos anos. “O intercâmbio que a Uespi está realizando para o seu alunado e professorado é um dos mais importantes realizados nos últimos anos. Ele é super importante porque iremos proporcionar uma estada no principal centro de pesquisa mundial, o chamado grande acelerador de partículas que se encontra entre a Suiça e a França. Esse edital prevê a concessão de bolsas no valor de 40 mil reais para que o nosso alunado e professorado possa fazer o estágio”, detalhou Orlando.

Outras oportunidades

Apesar da oportunidade ser voltado para as áreas de tecnologias e exatas, a Universidade Estadual do Piauí oferece outras vagas de intercâmbios para outras áreas de atuação. “Na Uespi temos outros intercâmbios com instituições da América Latina,  América do Norte, européias, africanas e estamos construindo oportunidades com instituições asiáticas”, ressalta Orlando Berti.

O professor fala ainda de alguns pontos que o estudante interessado precisa se ater, como a importância de estar sempre com o passaporte e os exames de proficiência em língua estrangeira em dia. Ele reforça ainda que para mais informações o setor de Relações Internacionais da Uespi funciona nos dias úteis, das 8h às 13h, e atende ainda pelo e-mail: cri@uespi.br.