O Governo do Piauí irá intensificar as fiscalizações de trânsito nos centros urbanos e em rodovias estaduais com o objetivo de preservar vidas e dar mais segurança para a sociedade. A pauta foi discutida, nessa terça-feira (17), em reunião do governador Rafael Fonteles e gestores de órgãos ligados ao trânsito e segurança, a fim de traçar o planejamento das ações que serão realizadas de forma integrada ao longo da gestão.
Participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, gestores e representantes da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na oportunidade, Rafael Fonteles autorizou a aquisição de câmeras pela Secretaria da Segurança Pública, que deverão ser usadas no fardamento dos policiais militares durante as operações ostensivas. “Inicialmente, o equipamento será destinado aos profissionais que atuam nas ações de trânsito, visando garantir uma abordagem tranquila, sem abuso de nenhuma das partes, protegendo o cidadão e o Estado”, explicou o governador.
O chefe do Executivo estadual destacou que as ações envolverão os órgãos que integram as políticas públicas de prevenção de acidentes, de segurança no trânsito e também de cuidados com as pessoas que são acidentadas. “Temos a convicção de que as políticas públicas de fiscalização intensiva do trânsito têm consequências muito boas para a sociedade no que diz respeito à segurança pública, mas principalmente na prevenção de acidentes e salvando vidas”, comentou Rafael Fonteles.
O governador ressaltou que planejamento e comunicação são pontos fortes para a garantia de bons resultados. “É algo que nós queremos fazer com muito planejamento, baseado em dados. Sempre comunicando bem a população da importância disso. Essas fiscalizações vão salvar vidas, evitar que pessoas fiquem com sequelas de acidente de trânsito, inibir o roubo de veículos, impedir o tráfico de drogas e garantir mais sensação de segurança”, disse o gestor.
Ainda de acordo com Rafael Fonteles, além da fiscalização, haverá um trabalho de educação, sobretudo nas escolas, junto às crianças e jovens. “Vamos ensinar como utilizar bem o trânsito, garantindo a paz e permitindo que vidas sejam salvas”, frisou o governador.
A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, reforçou a colaboração do órgão por meio da Gerência de Fiscalização e da Escola Piauiense de Trânsito. “Estaremos educando os condutores para que tenhamos a redução dos acidentes de trânsito”, disse a gestora.
Já o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destacou que a integração deve trazer resultado importantes. “Ficamos felizes com a iniciativa do governador e com o convite para integrar, junto às outras instituições, a segurança viária para interagir e integrar as instituições em favor da vida, realizando blitzen e garantindo a prevenção para que possamos diminuir a quantidade de acidentes no trânsito e, consequentemente, a quantidade de mutilados e sequelados”, afirmou o gestor.