Permissionários do Mercado Central de Teresina receberam, nessa quarta-feira (18), capacitação sobre boas práticas na cozinha e atendimento ao público. A qualificação faz parte do projeto Capacita Tur, idealizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que promove as ações desde o mês de setembro do ano passado, em parceria com a Prefeitura de Teresina.

Ao todo, mais de 100 permissionários já foram capacitados, incluindo também os dos mercados do Mafuá e São Joaquim. As oficinas desenvolvidas foram pensadas para promover a capacitação e o desenvolvimento da equipe, trabalhando diretamente na forma de atendimento ao turista e boas práticas.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcelo Costa, a ideia é expandir, nos próximos meses, o projeto para demais cidades do estado. “Entendemos que capacitações como essas são de extrema importância para os permissionários do equipamento e também para os turistas que, além de conhecer as belezas do local, aproveitam para vivenciar demais experiências. Esse processo envolve diversos pontos positivos como aperfeiçoamento e melhoria de atendimento, além da boa impressão e garantia do retorno”, frisa o gestor.

A sustentabilidade social também é uma das protagonistas da ação. Segundo Rossana Aboud, consultora do projeto, o desafio é proporcionar a melhoria da qualidade de vida com a utilização dos recursos que a comunidade já possui, reduzindo as desigualdades sociais e ampliando o acesso à educação.

“Os mercados não foram escolhidos à toa para que iniciássemos esse projeto. Os mercados fazem parte da história e cultura da nossa cidade e contribuem diariamente para o desenvolvimento comercial e turístico de Teresina. A função social e comunitária vai além da econômica. Os frequentadores dos mercados têm a oportunidade de experimentar a gastronomia típica local, além de ser um importante ponto de encontro. Isso acaba refletindo no turista que, certamente sai com uma boa imagem e experiência”, conclui a empresária.