A Águas de Teresina iniciou nessa segunda-feira (23) a obra para implantação da rede regular de água na Vila Nova Esperança, zona Sudeste da capital. Com a obra, cerca de 750 famílias serão beneficiadas com a implantação de mais de seis mil metros de rede. O investimento é de R$ 1,7 milhão.
A Vila Nova Esperança é uma das áreas que recentemente foi reconhecida como ocupação consolidada pela Prefeitura. Com isso, as comunidades podem receber o abastecimento regular de água tratada e passarão a contar com mais qualidade de vida e dignidade, além de eliminar as gambiarras, combatendo o desperdício.
“Água é imprescindível para as atividades do dia a dia, para a vida. Então é uma obra muito importante porque os moradores terão água legalmente e sem desperdício. A expectativa é muito boa por aqui”, fala Denizart Ribeiro, representante da associação de moradores.
Em Teresina, as implantações de rede de água tratada em áreas recém regularizadas já beneficiaram quase sete mil famílias, por meio de investimentos realizados no Parque Vitória, Dilma Rousseff, Parque Eliane, Leonel Brizola, Padre Humberto e Terra Prometida. As obras também estão prestes a ser concluídas na comunidade Dandara dos Cocais, zona Norte, onde mais de 580 famílias serão atendidas com água regularmente.
Além dessas áreas, outras três localidades já estão com projeto em desenvolvimento. Ao todo, a ação vai beneficiar cerca de 35 mil moradores em Teresina, promovendo mais cidadania aos habitantes dessas regiões. O investimento total é de R$ 23 milhões.
“É uma satisfação realizar obras que terão impacto positivo nas pessoas, conferindo mais qualidade de vida e dignidade para as famílias. O acesso à água de forma disciplinada, regular, sem desperdício é sem dúvida uma conquista para esses moradores e nós, da Águas de Teresina, temos trabalhado firmes no propósito de universalizar o abastecimento na área urbana da capital”, destaca Diego Dal Magro, diretor-executivo da Águas de Teresina.
Para que haja a regularização do abastecimento nessas áreas, a Águas de Teresina mantém um alinhamento permanente com a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh); Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), além da Defesa Civil e Câmara de Vereadores.
As implantações de rede de água tratada em áreas recém regularizadas de Teresina venceram o Prêmio “Cases de sucesso em Água e Saneamento 2019 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS 6)”, da Rede Brasil do Pacto Global. A premiação faz parte do evento anual do The CEO Water Mandate – uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global das Organizações da Nações Unidas, ONU.