O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, colaborou na execução da campanha de doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), ação realizada no Centro de Educação Profissional do Comando da Polícia Militar (CEP), em Teresina, nesta sexta-feira (27).
Além do Detran-PI e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), as demais instituições que compõem a Comissão Intersetorial e Interinstitucional de Segurança no Trânsito do Programa Vida no Trânsito (PVT) também participaram das atividades.
O diretor da Escola Piauiense de Trânsito, Luiz Joviniano Gomes Filho, afirmou que a parceria do PVT com o departamento de ensino do Detran favorece o apoio da valorização à vida.
“Abraçar esta causa do HEMOPI não deixa de ser uma forma de valorização à vida, assim como a educação no trânsito. Então, é muito importante incentivar a população para doação de sangue”, pontuou.
O Policial Rodoviário Federal, Isaías Segundo, destacou a importância da campanha para a sociedade. O profissional reforçou o suporte da PRF aos parceiros que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT).
“Esta campanha é muito importante para a sociedade, especialmente em doar sangue para aqueles que necessitam, neste momento. A PRF abraça a causa, pois somos parceiros neste molde, bem como nas ações de prevenção de acidentes no trânsito”, afirmou.
O membro do Ministério da Saúde, integrante do departamento da política “Vigiar SUS”, Adriano Arnóbio, mostrou-se contente com o resultado das ações realizadas nesta manhã de sexta-feira.
“O PVT tem uma importância na conscientização da população, na responsabilidade no trânsito, em evitar acidentes, visto que a maioria das causas de acidentes que ocorrem no trânsito em Teresina são com motociclistas, então devemos manter uma responsabilidade no estado e nos município para diminuir estes índices”, finalizou.
TEMÁTICA:
O evento teve como foco principal o incentivo à doação de sangue. Entretanto, outras atividades, como a parada militar, desfile de tropas, atendimentos ao público pelo Sest Senat, Secretária de Saúde (Sesapi), Hospital Getúlio Vargas (HGV), entre outros parceiros, ocorreram durante toda a ação.