A Ouvidoria da Polícia Civil realizou 762 atendimentos no ano de 2022 e ficou em primeiro lugar no sistema de Segurança Pública e em quarto lugar dentre entre as ouvidorias setoriais do Piauí. Somente em 2022 houve um incremento de mais de 50% da unidade.
As demandas da ouvidoria são registradas no Sistema e-OUV PI e no Sistema FALA BR, da Controladoria Geral da União (CGU). Tais demandas são referentes às reclamações, sugestões, elogios e consultas formais que o público geral realiza e tem como primeiro contato o atendimento especializado do sistema de Ouvidoria para esses procedimentos.
De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko Leal Paraíba, a implementação da Ouvidoria da Polícia Civil foi um passo muito importante na institucionalização e profissionalização do atendimento ao público, no sentido de promover ajustes e aperfeiçoamentos na Polícia Civil.
“A Ouvidoria aproxima cada vez mais o cidadão da gestão da Polícia Civil, pois é um canal rápido e eficaz para o atendimento dos reclames da população. Essas manifestações são rapidamente atendidas e as que demandam investigação são encaminhadas às diversas unidades para a investigação criminal”, explica o ouvidor da Polícia Civil, EPC Ernani Uchoa.
Segundo o ouvidor, um dos exemplos desse atendimentos, a população de um bairro da capital denunciou com vídeos, fotos, e áudios, a existência de uma organização criminosa instalada em uma casa residencial daquele bairro. Imediatamente foi procedida a investigação e presos em flagrante cinco pessoas praticando crimes de tráfico de drogas, roubos de veículos, dentre outros, em um local estritamente residencial e familiar.
Mas, o serviço também é utilizado para tirar dúvidas da população. “Alguns usuários do sistema de ouvidoria solicitam informações sobre serviços realizados pela Polícia Civil, tais como expedições de certidões, registro de boletins de ocorrências e e expedição de laudos periciais, dentre outros, sendo logo informados e atendidos em suas demandas”, finaliza Ernani Uchoa.