Objetivando fortalecer o turismo gastronômico e rural como um dos principais atrativos turísticos de destino em Teresina e região, a Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) e demais entidades do setor turístico estão, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizador do projeto, desenvolvendo a formação de uma governança da futura Rede de Cooperação do Turismo no Estado.
O secretário de Turismo e gastrônomo Marcelo Costa destaca a importância do fortalecimento do turismo gastronômico no Piauí. “A gastronomia traz novas experiências ao turista e valoriza nossa cultura regional. Esse projeto, integrando todo setor, é importante para dar mais visibilidade e também reconhecimento àqueles que lidam diretamente nesta área”, frisa o secretário, acrescentando que, de acordo com dados do Ministério do Turismo, cerca de 80% dos turistas que viajam a lazer gostam de conhecer mais sobre as comidas locais.
Segundo o Sebrae, o projeto inclui a ampliação da competitividade, participação de mercado dos pequenos negócios atendidos e maximização da experiência do turista no consumo dos produtos oferecidos. A meta é, até o mês de agosto, ter um roteiro turístico preparado. Para isso, empresários dos setor estão sendo convidados a participar e conhecer de perto o produto que será ofertado nacionalmente, envolvendo os setores, novos pratos, artesanato criativo, hotéis de charme e agências.
“Estamos há um ano conscientizando os empresários de todos os benefícios que eles podem ter, como o trabalho com o turismo de forma sustentável e sem o imediatismo como resultado, mas com planejamento. Temos 80 empresas capacitadas, na qual já participaram de consultorias e oficinas explicativas envolvendo o setor”, explica a gestora do Sebrae, Ceres Rebêlo. Para ela, o importante é que será criado um produto para cada estabelecimento e o roteiro turístico abrangendo não só Teresina, mas a região.
Entre as ações desenvolvidas com os parceiros, estão a realização de capacitação técnica; desenvolvimento de site responsivo; divulgação de roteiros; realização de pesquisas de satisfação; criação de marcas e vídeos institucionais; promoção com agências e operadores de Turismo e outros.