Tendo por objetivo incentivar o bom atendimento e a prática da cortesia no âmbito da Defensoria Pública, foi lançada, em julho de 2019, por iniciativa da corregedora-geral da Defensoria, Ana Patrícia Paes Landim Salha, a campanha Cortesia Gera Cortesia.
Idealizada pela Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, que cedeu à Corregedoria do Piauí, a campanha contou com palestras e divulgação de peças no site e redes sociais da Defensoria Pública, estimulando as boas prática e a cortesia no atendimento aos assistidos pela instituição, bem como nas relações de trabalho. Defensores públicos, servidores e estagiários foram convidados a se engajarem na campanha.
A própria corregedora fez a apresentação da campanha em todos os prédios da Defensoria, sendo auxiliada nessa tarefa pela equipe da Corregedoria. Nas apresentações, Ana Patrícia Salha informou que a campanha também foi consequência da Lei de Direitos do Usuário do Serviço Público, em vigor em todo o território nacional. “Felizmente, na nossa instituição, já adotamos o atendimento com urbanidade e o que objetivamos com a campanha foi aperfeiçoar o acolhimento que proporcionamos ao usuário do serviço público. Estudamos, dentro do Colégio de Corregedores, a aplicabilidade da Lei do Usuário desses serviços no âmbito da Defensoria e constatamos que na própria lei, em seu artigo 2º, já vem expresso que ela se aplica à nossa instituição. Buscamos intensificar o respeito nas relações de trabalho e atendimento, substituindo as informações e placas proibitivas pelas informativas, construindo dessa forma um ambiente favorável ao crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública. A campanha foi bem recebida por todos e acredito que plantamos uma semente que está sendo revertida em bons frutos tornando nosso ambiente de trabalho mais saudável e transformando a Defensoria Pública em uma instituição que acolhe cada vez melhor seus assistidos”, destaca a corregedora-geral da Defensoria.
O defensor público-geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, também considera que a Campanha cumpriu um importante papel. “Quem não fica satisfeito com um bom acolhimento? Agradeço muito à Corregedoria e especialmente à corregedora Ana Patrícia, por essa ideia brilhante. Desde o início da gestão que sempre enfatizo a questão do respeito, aqui somos todos iguais com funções distintas. Nossa obrigação é atender bem aos assistidos, tratar bem aos colegas. Isso engrandece e fortalece a instituição. A Campanha Cortesia Gera Cortesia contribuiu para que a Defensoria Pública seja uma instituição cada vez mais humanizada”, afirma o defensor.