O Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip) realiza, a partir desta sexta-feira até terça-feira (21), atividades comemorativas ao Carnaval. As ações fazem parte do programa de caráter cultural e pedagógico do Ceip.
A programação segue com Interclasse de Futsal entre quatro equipes, com premiações para os primeiros colocados. “Os jogos têm como objetivos a socialização, o incentivo pela prática de esportes, a integração e promoção de lazer”, diz a coordenadora do Ceip, Sandrina Loiola.
A coordenadora explica que os próprios adolescentes escolheram a modalidade futsal e levam bem a sério os jogos “Eles treinam e têm acompanhamento dos professores de educação física”, frisa a gestora.
O professor de Educação Física, Agenor Filho, reforça que a prática de atividades esportivas traz diversas vantagens para os adolescentes. “O objetivo do torneio que estamos fazendo com eles é, principalmente, a confraternização dos internos, que é difícil eles terem e, além disso, a importância do esporte para a vida, não só a parte física, mas também o psicológico, para que eles possam refletir sobre suas ações enquanto estão aqui dentro”, explica o docente.
Agenor Filho diz que o esporte também tem a função de mostrar outras atividades para quando os adolescentes voltarem para suas casas. “Futuramente, quando saírem daqui, eles possam buscar outras atividades fora da realidade em que eles vivem, para que eles possam continuar suas vidas no esporte”, completa o professor.
O adolescente G.S, de 16 anos, diz que a realização do campeonato e demais atividades “para mim, está sendo bom demais. A gente pode refletir, aqui dentro temos muitas atividades, como aula, bola, crochê”, comemora.