A eleição para defensor (a) público (a) geral do estado do Piauí, para o biênio 2023/2025, está sendo realizada nesta sexta-feira (24). A votação ocorre na modalidade remota, por meio do sistema E-Voto, e os três candidatos mais votados farão parte de uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador Rafael Fonteles, que vai escolher o novo defensor público geral do estado.

Concorrem ao cargo a candidata e os candidatos abaixo relacionados (as) em ordem alfabética:

Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior
Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro
João Batista Viana do Lago Neto
Marcelo Moita Pierot

Essa é a primeira vez que a Defensoria Pública realiza eleição virtual para defensor(a) público(a) geral. A utilização do sistema E-Voto, visa gerar segurança e eficiência no processo eleitoral interno. O referido sistema já foi testado no último dia 17, quando defensoras e defensores públicos participaram de uma escolha simulada, tendo como opções pontos turísticos de Teresina.

Comissão responsável pelo processo, durante a eleição nesta sexta-feira (24)

A escolha do (a) defensor (a) público (a) geral para o Biênio 2023/2025 vem cumprindo as normas do Edital CSDPE Nº 02/2022, elaborado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, datado do dia 14 de dezembro de 2022 e publicado no Diário Oficial do Estado Nº 237, de 15 de dezembro de 2022.

Todos os procedimentos são conduzidos pela Comissão Eleitoral definida pelo Conselho Superior da Defensoria, durante sua 182ª Sessão Ordinária, tendo na presidência a defensora pública Sarah Vieira Miranda; o defensor público Dárcio Rufino de Holanda na vice-presidência e a defensora pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa, como secretária. A Comissão tem ainda, como suplente, o defensor público Sílvio César Queiroz Costa.