A eficiência na gestão de convênios na área da agricultura familiar foi tema de reunião entre Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) e Secretaria da Agricultura Familiar ( SAF), que ocorreu nesta sexta-feira (24).
Na ocasião, foram tratadas diretrizes de trabalho na área de convênios de despesas, com foco na atuação preventiva e saneamento de pendências no Siscon, o Sistema de Gestão de Convênios do Governo do Estado. Os auditores da CGE também explicaram sobre o novo sistema integrado de gestão de repasses públicos, o SIGRP.
“Nosso papel, enquanto controle interno, é orientar o gestor quanto às providências que devem ser adotadas em relação aos convênios que estão sem a devida prestação de contas no Siscon. Estamos no início de uma nova gestão, todavia, o novo gestor deve tomar as providências e notificar os convenentes que estão com pendências na prestação de contas de convênios e parcerias.
A prestação de contas é fundamental, pois possibilita ao órgão concedente verificar a regular aplicação dos recursos transferidos, além de comprovar a realização do objetivo pactuado pelas partes”, destacou Iriana Feitosa, gerente de Transferências da CGE.
Segundo o auditor governamental Rui Larrion, setorial da CGE na SAF, a Controladoria cumpre seu papel de orientar o gestor para a regularidade e a eficiência da gestão.
“Nessa reunião, definimos a realização de capacitação/atualização, junto aos setores diretamente envolvidos na celebração e execução dos processos de transferências voluntárias e parcerias, sobre o SISCON e seus desdobramentos e nos colocamos à disposição para orientações gerais e suporte durante a dinâmica operacional, combinando regularidade com eficiência administrativa”, informou.
Participaram da reunião a secretária da SAF, Rejane Tavares, e a sua equipe, bem como a gerente de Transferências da CGE, Iriana Feitosa, o auditor setorial da CGE na SAF, Rui Larrion e o auditor Hamon Stelitano.