A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) por meio das Superintendência de Direitos Humanos e Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão Social realizou, na tarde desta segunda-feira (27), a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional no Centro Educacional Masculino (CEM). Além da equipe técnica da Sasc, participaram da solenidade a Juíza da Infância, Eufrida Costa Belleza e o Defensor Afonso Lima.
Os internos participarão de cursos técnicos de informática básica e técnicas de vendas com aulas práticas e teóricas, com duração média de um mês cada, garantindo que todos os alunos concluam o curso aptos a serem integrados ao mercado de trabalho. Neste primeiro momento serão mais de 60 internos certificados.
Superintendência de Direitos Humanos, Sônia Terra explica estes serão os primeiros cursos ofertados mas a proposta é que até o final do ano serão ofertadas outras modalidades, observando os interesses e aptidões dos internos: “Estamos muito felizes iniciando um processo que a gente acredita que é de fato de valorização e ressocialização dos nossos socioeducandos aqui do Cem. A gente espera poder qualificar melhor esses adolescentes que aqui estão para que eles possam ter uma condição de sair daqui para um mercado de trabalho que possa acolhe-los”, diz Sonia Terra.
O Defensor Público da Vara da Infância e Juventude, Afonso Lima, ressalta que o início dos cursos é um momento de grande relevância: “Se dá a oportunidade aos adolescentes de se ressocializarem, com cursos profissionalizantes e isso faz com que a gente avance e faz com que os próprios adolescentes mudem o seu comportamento”, avalia ele.
Novas turmas
A gerente de qualificação Profissional da superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão Social, Sara Carvalho, complementa dizendo que a Sasc também segue oferecendo cursos profissionalizantes em outros bairros. “Vamos abrir hoje também turmas no bairro Mocambinho, com oferta de cursos de qualificação de corte e costura e cabelereiros básico, sendo contempladas 64 pessoas. Os cursos terão duração de 30 dias e ao final teremos uma solenidade de entrega de certificados”.
A gerente diz ainda que após a conclusão do curso, os alunos poderão receber encaminhamento para o mercado de trabalho: “Essas pessoas qualificadas, a gente vai fomentar para empreender ou inserir num banco de dados do SINE, para encaminhamento para o mercado de trabalho, de acordo com o identificado no perfil desses alunos durante a execução dos cursos. Para isso faremos o monitoramento para encaminharmos da melhor forma”, acrescenta Sara.