A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da equipe de Superintendência de Igualdade Racial e povos Originários Quilombolas e de Terreiros, está visitando e realizando reuniões em comunidades indígenas e quilombolas do interior do Piauí. A ação tem como objetivo ouvir as demandas dessa população e traçar políticas públicas que melhorem sua qualidade de vida.
O diretor de Políticas Públicas da Sasc, cacique Henrique Manoel do Nascimento, a coordenadora Delzenir Santos e a gerente de Povos de Terreiros, Mãe Lucy, já estiveram na comunidade Bate Maré, dos povos Kariri Data Serra Branca, no município de Paulistana, e na Aldeia Serra Grande, Território dos Povos Cariri, em Queimada Nova do Piauí.
O Quilombo Potes Paquetá, do município de São João da Vajorta, também recebeu visita da equipe da Sasc. Na ocasião, foi realizada uma reunião sobre educação quilombolas, com a equipe do núcleo de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes das Comunidades Quilombolas do município.
“Estamos visitando as comunidades para entender melhor as particularidades de cada lugar. Alguns desses territórios estão recebendo pela primeira uma visita oficial do Governo e isso é fundamental para que possamos pensar e executar ações específicas para a necessidade de cada comunidade”, destacou a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar.
O cacique Henrique Manoel também comentou sobre as visitas: “nas duas comunidades participamos de reuniões muito produtivas, ouvimos as demandas e tratamos de pautas de extrema importância, como segurança alimentar, saúde e educação”, ressaltou.