No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março, o governador Rafael Fonteles anunciou diversas ações que irão beneficiar as mulheres piauienses. As ações foram divulgadas durante o lançamento do “Março Mulher”, que aconteceu no Palácio de Karnak. As ações abrangem diversas áreas, como saúde, segurança e desenvolvimento econômico das mulheres piauienses.

O Março Mulher tem como objetivo fortalecer as  mulheres nos espaços de sociabilidade e enfrentamento à violência doméstica. Outro propósito é a formação e capacitação das mulheres para que tenham autonomia econômica e financeira. As ações serão realizadas até o dia 31 de março, em Teresina e nos municípios dos 12 territórios de desenvolvimento do estado.

Durante o evento, Rafael Fonteles realizou a entrega de quatro viaturas que irão aparelhar o Departamento Estadual de Proteção à Mulher da Polícia Civil. Além das viaturas, o chefe do Executivo anunciou a execução de uma linha de crédito exclusiva para mulheres através da Piauí Fomento. O benefício contempla mulheres MEI, informais e pequenas empreendedoras, em valores que vão de R$ 5 a R$180 mil.

“É um dia especial para nós que entendemos a importância de termos um governo firme nessa direção de promover a igualdade entre homens e mulheres, de enfrentar a violência contra a mulher de maneira firme e eficiente. Então, aproveitamos este dia para anunciar ações concretas de mais oportunidades para as mulheres empreendedoras no campo e na cidade; ações para elas serem mais protegidas, onde o estado possa enfrentar, de maneira mais adequada, a violência contra a mulher. Anunciamos ainda ações na área da educação, para que a próxima geração se liberte dessa cultura machista que vai sendo transmitida de geração em geração”, detalhou Fonteles.

O governador destacou que a mudança da Coordenadoria das Mulheres para secretaria foi feita para possibilitar um maior poder político e trabalhar transversalmente com outras secretarias que possuem mais orçamento e trabalham de forma finalística com o público. “No fundo, a Secretaria das Mulheres é uma articuladora das outras secretarias que têm muito mais orçamento, portanto, que possam colocar dentro do seu orçamento políticas que valorizam as mulheres, como é o caso da aquisição de alimentos das mulheres agricultoras, a linha de crédito da Agência de Fomento específica para as mulheres, a educação cidadã para promover cada vez mais esse enfrentamento a violência contra a mulher”, destacou Rafael.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, falou sobre a importância no desenvolvimento de políticas públicas na inclusão, educação e segurança para equidade de gênero. “Hoje o governador anunciou várias ações para as mulheres que passam pela educação, onde iremos trabalhar com os professores e alunos, enfrentando a violência contra as mulheres dentro das escolas. Estamos trabalhando também, dentro da área do empreendedorismo, para que mais mulheres possam ocupar espaço dentro do mercado de trabalho e esse mês de março é importante destacar a linha de crédito da Agência de Fomento com juros mais atraentes para as mulheres terem acesso ao crédito.

Zenaide citou ainda a importância do lançamento do protocolo de segurança, que disponibiliza o contato via WhatsApp para que a patrulha Maria da Penha atenda rapidamente. A mulher, além de ser atendida, será acolhida por profissionais de assistência social e da psicologia”, explicou a secretária.

Zenaide falou ainda das ações de equidade que estão sendo desenvolvidas dentro das secretarias. “O programa de equidade, gênero e raça trabalha a gestão de pessoas na cultura organizacional porque as instituições também são predominadas pelo machismo, pela estrutura patriarcal que nós temos. Então são várias ações, que, alinhadas de forma intersetorial, fortalecem as políticas para as mulheres”, finalizou.
Inauguração da nova maternidade
Ainda durante o evento, o governador Rafael anunciou a inauguração da Nova Maternidade, que está prevista para o dia 28 de julho deste ano. “Em 28 de julho iremos inaugurar a nova maternidade.  Iremos começar com um laboratório e a cada mês novos procedimentos serão incluídos e até em outubro iremos fazer a transferência integral para a nova maternidade”, contou.

Ele reforçou ainda que no local da atual maternidade Dona Evangelina Rosa serão criados três centros: O Centro de Referência ao Autismo, um Centro de Tratamento para pessoas com depressão e um Centro de Geriatria para atender a população idosa.

Governador anuncia ações e políticas públicas para mulheres (Régis Falcão)