A 3ª Assembleia Geral extraordinária do Conselho de Políticas de Combate à Pobreza (FECOP) foi realizada na tarde de quarta-feira (8), na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), e contou com a participação dos membros do Conselho e da secretária Regina Sousa, que presidiu o encontro.
Durante a reunião foi aprovado o plano de aplicação do FECOP e, na ocasião, a secretária Regina Sousa fez questão de frisar que, mesmo com a diminuição do repasse, foram priorizadas ações que realmente beneficiam a população mais carentes. Entre os programas da Sasc financiados pelo Fecop estão os Caminhões da Cidadania, o restaurante popular do Dirceu, o auxílio alimentação para alunos da UESPI, o Cartão Social e o Piauí Acolhe.
“Sem esse plano, as secretarias de estado não têm como executar as ações. Hoje tivemos um avanço não só para a SASC, mas para todas as secretarias que têm recursos previstos dentro do plano de aplicação. Então, foi um passo significativo para que o governo e as secretarias possam desempenhar as políticas previstas no plano de combate a pobreza do estado do Piauí”, avalia o vice-presidente do FECOP, Antônio José Mendes.
Uma das ações de extrema importância, destaca Antônio, é a do cofinanciamento da política de assistência social. “Vi com muita alegria que o cofinanciamento da política de assistência social foi aprovado no plano de aplicação”, comemora o vice-presidente.
Outras ações aprovadas foram a construção de casas na Serra do Inácio e o projeto técnico de apoio ao Arranjo Produtivo da Mandiocultura na Comunidade Quilombo Mimbó, no município de Amarante.