A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, desenvolve um projeto que visa garantir a mobilidade de detentos idosos na unidade penal. O Projeto Corpo em Movimento é realizado desde 2021 e conta o auxílio de profissionais de diversas áreas em prol da garantia da saúde física dos apenados.
O Corpo em Movimento acontece com oficinas socioeducativas, terapêuticas e atividades físicas com cerca de 20 reeducandos idosos. O projeto iniciou em 2021, após o período da pandemia. É o que explica a psicóloga da unidade penal Andréia Cardoso.
“Após a pandemia, a gente sentiu a necessidade de implementar projetos na unidade para melhorar a vida de muitos reeducandos. O projeto é assistido pela humanização, através da psicologia e do serviço Social. Fechamos parcerias com profissionais de fora da unidade como educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, e, eles desenvolvem o projeto junto conosco”, disse a profissional.
O profissional de educação física Rômulo Melo participa desde 2022 do projeto. Ele colabora de forma voluntária. “A gente faz esse trabalho de alongamento, ginástica, exercícios cardiovasculares. São trabalhos físicos através de equipamentos como cadeiras, bolas e alongamento dos membros. A gente consegue fazer trabalhos específicos”, relatou o profissional.
Um dos internos que participa das atividades é Gilberto Barros. Ele tem 70 anos e diz, que, de fato, ganhou mais mobilidade com o projeto. “Eu senti muita diferença, pois melhora o nosso corpo. Fez bem pra mim. Quando eles não vêm, ficamos tristes. Estamos precisando movimentar o corpo. Fico satisfeito com esse projeto e não me entreguei por causa deles”, concluiu o reeducando.
Além do Corpo em Movimento, a Gerência da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina desenvolve os projetos Acordes pela Vida, Resgatados pela Música, Um olhar para além das grades, Leitura Livre entre outros.