O Centro de Formação Antonino Freire, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, irá ofertar os cursos de aprimoramento nos idiomas Inglês e Francês, no ano de 2020/2021.
A parceria vem sendo construída desde 2019 com representantes das duas organizações, que juntas, planejaram o desenho do programa, resultando no projeto de Inglês e Francês para a Cooperação Internacional. Os cursos têm como objetivo proporcionar aos servidores públicos da Secretaria de Segurança Pública a oportunidade de dominar a comunicação em Inglês/Francês na arena profissional e participar de intercâmbios que poderão se suceder a partir da Cooperação Internacional entre as polícias de diferentes países, exigindo de agentes públicos a proficiência oral e escrita.
Serão cursos voltados para os propósitos específicos da área da segurança pública, para contribuir no contato mediado por programas de intercâmbios entre os países, que tem crescido bastante no século 21, em que as relações internacionais entre as corporações ocupam espaço, exigindo que agentes tenha domínio do Inglês/Francês como segunda língua ou língua internacional.
Para o delegado Riedel Batista, a parceria da SSP com CEFAF visa capacitar profissionais da segurança pública das instituições Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em cursos de Línguas Estrangeiras para a continuidade de parceiras internacionais, que estão em andamento desde 2017, em capacitações e visitas técnicas.
“Os profissionais capacitados terão condições, após a conclusão dos cursos, de entendimento e interação com a língua estrangeira e a possibilidade de visitas técnicas em outros países com melhor aproveitamento técnico”, afirma o delegado.
Para o professor formador de Inglês do CEFAF, Raimundo Nonato Sousa, o projeto do curso é inovador e pioneiro e, portanto, agrega valor à categoria.
“Os agentes de segurança pública da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros podem esperar um curso de excelente qualidade, com professores com vivências e experiências internacionais, além de contar com um professor nativo da Inglaterra, em que juntos, irão tentar atender às expectativas previsíveis, acerca das necessidades das corporações”, destaca o professor.
Serão disponibilizadas 80 vagas com módulos iniciante e intermediário, que serão distribuídas entre os agentes de segurança pública da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com carga horária total de 480h, que serão cumpridas no período de 2020/2021.