A equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou visita técnica ao Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, em Teresina. A iniciativa teve como objetivo estreitar as relações entre a secretaria do Turismo e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e reforçar o desejo da atual gestão de alinhar e desenvolver projetos futuros na área do turismo e meio ambiente.
De acordo com o diretor de Turismo da Setur, Alex Albuquerque, a secretaria tem atuado de forma permanente na busca por melhorias e desenvolvimento do turismo, compreendendo que a educação ambiental precisa estar atrelada ao desenvolvimento da atividade turística. “Importante conhecer de perto toda a riqueza ambiental que existe aqui na capital e nos integrarmos. Essa é a missão que o gestor nos coloca, por isso nosso próximo passo é levar ao secretário Pablo Santos as propostas discutidas aqui”, frisa o técnico.
“Temos um espaço privilegiado, localizado em uma área urbana, às margens do rio Poti, que é o Parque Floresta Fóssil, ícone pela sua posição vertical no processo de assoreamento, único catalogado no Brasil e de grande relevância para o nosso estado. É importante mostrar isso e desenvolver trabalhos em conjunto”, ressalta Marcelo Amorim, gerente do CEA.
Maurício Chaves, especialista em Ecoturismo e Esportes de Aventura, reconhecido por incentivar o turismo ambiental, reforça a importância da relação entre turismo e meio ambiente. “Nós estamos trabalhando como se fôssemos um braço do turismo em todos os municípios, tornando-o evidente. Nós temos um estado riquíssimo em patrimônio e cultura e esse pontapé é importante para que a união seja feita e com essa proposta primária avançarmos e crescermos mais”, conclui o Guia de Turismo.
A visita contou também com a presença do coordenador de Planejamento da Setur, Edson Correia, e Alberita Nunes, turismóloga da pasta.