O Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove nesta sexta-feira (17), às 10h, a 17ª edição do Cinepsi – Psicologia e Mídia Audiovisuais: Processos de Subjetivação do Ser Humano na Contemporaneidade, com a exibição do filme “O lado bom da vida”. A sessão será no auditório do Núcleo de Educação à Distância (Nead), no campus Poeta Torquato Neto.
O evento é destinado aos servidores efetivos, funcionários terceirizados, docentes e discentes desta instituição. A nova edição do Cinepsi busca discutir assuntos relacionados a saúde mental em alusão ao “Janeiro Branco”.
“O lado bom da vida” conta a história de Pat Solitano Jr, um adulto que perdeu quase tudo na sua vida: sua casa, o emprego e o casamento. Após um período internado em um sanatório, ele acaba voltando para a casa dos pais e tenta recomeçar a vida passando por cima de todos os problemas do passado. Durante um jantar com seus amigos, conhece Tiffany, uma mulher que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.
De acordo com a psicóloga da Uespi e coordenadora do Cinepsi, Mariane Siqueira, após o filme serão levantados questionamentos a respeito do tema saúde mental e será feita a divulgação os serviços em saúde mental gratuitamente disponíveis em Teresina, dentre eles o próprio serviço oferecido pela Uespi.
“Iremos discutir tabus relacionados aos transtornos mentais, além de fomentar estratégias de autocuidado. O filme escolhido aborda temas relevantes no contexto social atual, e como estamos no mês da Campanha Janeiro Branco, escolhemos um que trata bem essa questão de saúde mental”, explica.
Ao aluno do curso de Engenharia Civil, Artemio Ferreira, participa do projeto desde a primeira edição. Ele disse que os debates promovidos agregam bastante na vida dele. “Eu conheci o projeto a partir de uns amigos estagiários de Psicologia que são responsáveis pela organização. Não consegui participar de todas, mas sempre que tenho oportunidade compareço”, pontua.
O Cinepsi próximo de promover a sua 17º edição, já tem um ano de duração e tem a proposta de levar temas que são relevantes dentro da sociedade e promover um espaço de discussão e entretenimento, em que haja a contribuição e recepção de informações a respeito da promoção de saúde mental e qualidade de vida.