Os gerentes e coordenadores das unidades penais do sistema penitenciário do Piauí participam, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), de um treinamento para utilizar o Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). O curso será ministrado pelos policiais penais federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Thiago Moreira e Laylson Américo, na Agência de Tecnologia e Informação (ATI), presencial e à distância, para que todos possam participar.

“É muito importante a presença dos policiais do Senappen para qualificar ainda mais a equipe da Secretaria de Justiça, para que no dia a dia, possamos alimentar com informações e dados do sistema estadual, permitindo assim implementar políticas públicas e destinar recursos ao nosso Estado”, destaca o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto.

Para o secretário, as informações completas e atualizadas no sistema vão possibilitar a classificação de risco dos internos no Piauí, permitindo traçar um perfil das pessoas privadas de liberdade.

Policiais penais federais ministram curso para gerentes e coordenadores das unidades penais do Piauí

Segundo o policial penal federal, Thiago Moreira, todas essas informações subsidiam a destinação dos recursos da Senappen para os estados, a partir de formulários preenchidos e coletados a cada seis meses. “Nesse primeiro dia, vamos apresentar o sistema e sua origem, bem como o impacto do preenchimento correto e depois vamos explicar passo a passo para o preenchimento de cada formulário”, explica o policial penal.

O Sisdepen é a ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro e concentra informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária. Ao final de cada ciclo de seis meses, dados estatísticos são extraídos do Sisdepen e sintetizados em painéis dinâmicos a fim de tornar a visualização mais interativa e ágil.