A imunização é uma estratégia de saúde pública e considerada um dos meios mais eficazes para prevenir a disseminação de doenças, sobretudo as já erradicadas, além de evitar epidemias e surtos. Nesse sentido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), lançou, na semana passada, o Programa Saúde em Dia, que busca aumentar o percentual de vacinação do estado, reduzido para 70% nos últimos anos com a pandemia da Covid-19.

Para isso, o governo conta com a sensibilização da população por meio das campanhas de vacinação e, com o apoio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que dispõe de uma sala de vacina para atender os trabalhadores de todo o Piauí, oferecendo imunização gratuita. No Piauí, o Cerest é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa).

“No Cerest estadual, o trabalhador tem a sua disposição, de forma gratuita, vacinas contra o tétano, febre amarela, hepatite B e tríplice viral, ou seja, imunizantes que, com certeza, vão contribuir para a redução de pessoas acometidas por essas enfermidades e também colaborar com os percentuais de vacinação no estado”, afirmou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

O Cerest é uma unidade especializada na atenção aos trabalhadores com agravos à saúde e vítimas de acidentes relacionados ao trabalho, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.