Nesta sexta (31), em encontro presencial e com transmissão ao vivo pela internet, a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) realizou mais uma sexta programada, que teve como tema: “Planejamento estadual baseado em evidências: Conceitos e estratégias de implementação”.
O objetivo da palestra é apresentar a importância do uso de dados no processo de planejamento de política pública, destacando os desafios e as vantagens em se mobilizar evidências empíricas para a sua elaboração. De modo que os gestores públicos tomem decisões bem-informadas, impactando diretamente a qualidade das políticas por eles implementadas.
Durante o evento, o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, falou sobre o desenvolvimento de uma boa política pública baseada e orientada em metas e resultados e isso passa diretamente pela qualificação dos profissionais. “Realizamos um evento muito importante no ponto de vista da organização e do planejamento estadual, que debateu o uso de evidências no trabalho de cada uma das secretarias, reiterando o plano de gestão, a nossa formatação para o Planejamento Plurianual (PPA)”.
Às Sextas Programadas já fazem parte do calendário de atividades da Seplan e têm como objetivo oportunizar espaços de debates e palestras para refletir sobre temáticas relacionadas à conjuntura econômica e social do Estado do Piauí, envolvendo a participação de gestores, pesquisadores e sociedade em geral. O evento é aberto ao público.
Durante o evento, estiveram presentes vários órgãos da administração estadual, destacando a presença do secretário Antônio Luiz da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). Entre os gestores, Alzenir Porto, Presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, destacou: “esse encontro desperta nos gestores, assim como nos técnicos, a necessidade de mensuramos o compromisso com aquilo que foi colocado pelo governador Rafael Fonteles. Vendo um caminho que seja celeri e seguro, sendo entregue para a sociedade”.
Para ter acesso ao debate basta acessar o vídeo abaixo: