O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve reunido, nesta segunda-feira (3), com o prefeito de Tallinn, capital da Estônia, Mihhail Kõlvart, e o vice-prefeito da cidade, Joosep Vimm. Nesse encontro foram apresentadas as ações de fortalecimento do turismo, educação e governança digital implantados no município que resultam em melhorias na prestação dos serviços públicos. Com 450 mil habitantes, a capital da Estônia está no top 10 de “Cidades Europeias do Futuro”.
“Estamos empolgados em levar as melhores práticas da Estônia para o Piauí”, disse Rafael Fonteles, que agradeceu ao prefeito Mihhail Kõlvart e ao vice-prefeito Joosep Vimm pela recepção. Os gestores e equipe apresentaram as prioridades dessa cidade na relação do turismo, da sustentabilidade ambiental e do governo digital assim como em toda a Estônia.
“Trocamos informações e recebemos uma apresentação importante dos técnicos da prefeitura sobre essas prioridades, fortalecendo o intercâmbio do Piauí com a Estônia”, ressalta o governador.
O vice-prefeito declarou que a cidade de Tallinn tem muita experiência na transformação digital, especialmente. “Mas ao mesmo tempo, vocês, do Piauí, estão 100% alinhados com energias renováveis, então eu acredito que existem várias experiências que podemos compartilhar. Nós podemos ter uma conexão estratégica. Tallinn, com uma ponte na União Europeia e o Piauí com uma ponte para nós no Brasil”, pontua Joosep Vimm.
Visita ao Lift99 – centro de coworking e rede de fundadores de startups
Em seguida, o governador Rafael Fonteles visitou um espaço em que várias startups trabalham juntas desenvolvendo ideias e empresas, o Lift99. São mais de 20 espaços como esse na Estônia e é exatamente nesses ecossistemas que as empresas conseguem avançar, as empresas de tecnologia crescem porque há uma troca de informações. “Há várias mentorias que são feitas e, portanto, todo mundo cresce junto. Existe probabilidade de uma startup não progredir, mas com investimentos como esses as chances delas prosperarem aumentam, gerando riquezas, empregos e podem até virar um unicórnio”, esclarece o gestor.
Rafael citou nove empresas estonianas que valem mais de um bilhão de dólares. “Uma delas, inclusive, foi fundada exatamente no local onde estamos. São espaços que podem gerar empreendimentos exponenciais, geradores de emprego e renda para o povo estoniano. E várias outras empresas são destacadas no hall da fama do Lift99”, frisa Fonteles.
O gestor afirmou que são espaços como esses que ele espera incentivar em Teresina, com o apoio de estruturas privadas a fazer espaços de coworking para acelerar e desenvolver startups.
A programação do governador Rafael Fonteles e demais integrantes da comitiva piauiense segue em Tallinn na tarde dessa segunda-feira (3), com a discussão de temas como ecossistema de inovação, programa de cidadania digital e ecossistema de startups e atração de talentos e turistas. Durante a noite haverá o evento de lançamento do Portal Startup Piauí & Programa Nômades Digitais.