Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do servidor, a Secretaria da Administração (Sead) está elaborando um projeto para a realização de perícias médicas virtuais através da telemedicina para os servidores do Estado. A iniciativa está na fase de estudos para a viabilidade da implantação e a expectativa é que se inicie ainda esse ano.
A perícia virtual vai beneficiar principalmente os servidores que residem no interior do estado, já que atualmente esse procedimento é feito somente presencialmente em Teresina. O projeto está sendo desenvolvido por meio do Núcleo de Inovação Pública (NIPI) em parceria com o Centro de Atenção ao Servidor (Ciaspi) da Sead.
“Como as perícias são feitas apenas em Teresina, há dificuldade muitas vezes de locomoção desse servidor que pode estar com a saúde fragilizada. Além disso, ele tem o custo financeiro com alimentação, hospedagem e passagens. Foi por conta dessas demandas que nós da Sead resolvemos investir nesse projeto de inovar nesse serviço, de usar a telemedicina que já é respaldada por lei”, explicou Francisco Guedes, diretor do NIPI.
De acordo com o secretário da Sead, Samuel Nascimento, o projeto vai iniciar em Piripiri, que já tem o piloto da telemedicina, logo depois instalar em Parnaíba, que já conta com sala, equipamentos e médicos credenciados. “A ideia é iniciar este ano projeto com sete polos espalhados pelo estado de forma que atenda todos os municípios piauienses”, concluiu.