O governador Wellington Dias recebeu, nessa quarta-feira (15), representantes do grupo Leonardo, empresa italiana especializada em segurança e defesa eletrônica. Em pauta, soluções para segurança pública, com destaque ao projeto da cerca eletrônica, um sistema de monitoramento inteligente que permite identificar pessoas e situações de risco, por meio de câmeras integradas. A tecnologia é vista como uma aliada para otimizar o serviço prestado à população.

“Temos hoje uma necessidade de recursos humanos, considerando o modelo tradicional. Com o uso da tecnologia, tenho uma redução da necessidade de pessoal, e apresento soluções eficazes” pontuou o governador.

Presente em países como Itália, Estados Unidos e no Reino Unido, a Leonardo Tecnologia atua no Brasil em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Na reunião, foram apresentadas as experiências desenvolvidas em Maricá/RJ, onde o município aplica as estrategias de segurança da empresa.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Codemar (Maricá), Carlos Eduardo Guimarães, comentou os recursos avançados aplicáveis ao Piauí, que permitem, entre outras coisas, reconhecimento facial, identificação de carros roubados e movimentações suspeitas nas ruas.

O Governo do Piauí busca um modelo que sirva à segurança pública e outras áreas, como saúde, educação e pesquisa. A contratação se dará por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e ainda depende de outros entendimentos.