Uma das cores deste mês é o verde: Abril Verde, um período dedicado à conscientização sobre a segurança e a saúde no trabalho. E quando observa-se os números de acidentes de trabalho no país vê-se a importância de sensibilizar a população sobre o assunto. O Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022. Destes, 2,5 mil provocaram óbitos de trabalhadores. Estes são dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e diversos órgãos do governo federal.
Aqui no Piauí, os números de acidentes de trabalho tiveram um aumento de 17,3% em 2022, comparado a 2021. Foram registrados no ano passado 2.180 acidentes de trabalho com 21 óbitos, segundo o Ministério do Trabalho do Piauí.
Em alusão ao Abril Verde, o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella promove a I Semana do Colaborador IDTNP Imunizado, entre os dias 12 e 14 de abril. A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e da imunização ocupacional, oferecendo aos trabalhadores as vacinas necessárias.
“Temos uma obrigação de acompanhar a imunização dos nossos colaboradores em cumprimento às várias legislações trabalhistas. Então, dentre todas as ações que podem ser promovidas no mês de abril nas empresas, escolhemos o Programa de Imunização Ocupacional (PIO), porque somos trabalhadores da saúde. Como já existe um calendário de imunização ocupacional nacional feito pela Sociedade Brasileira de Imunização em que constam vacinas obrigatórias, vamos aproveitar esta oportunidade para imunizar nossos colaboradores”, afirmou Jucileide Alves, enfermeira do trabalho do Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do IDTNP.
A ação conta com a parceria do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (CEREST) e também das Redes de Frios Estadual e Municipal. “O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella é o primeiro hospital estadual a fazer a imunização dos colaboradores nesta semana. Para isso tivemos um treinamento na Fundação Municipal de Saúde e conseguimos autorização para ter acesso ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Assim, toda a vacinação será feita e registrada direto no site do SIPNI aqui mesmo na nossa instituição”, falou Jucileide.
Além das ações e medidas de prevenção de acidentes, uma das principais preocupações é o bem-estar dos trabalhadores. “O bem-estar e segurança dos nossos funcionários é uma preocupação constante no Hospital Natan Portella, principalmente por sermos um hospital que atende doenças infectocontagiosas. Então, esta semana de imunização é muito importante como medida para proteger e garantir a saúde de todos que trabalham aqui”, enfatizou dr Jurandir Martins, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.