A Secretaria do Turismo do Piauí informa que já estão disponíveis para download três novos guias que contribuem para proporcionar um melhor atendimento para turistas com deficiência, idosos e LGBTQIA+. As publicações foram produzidas pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e tem como objetivo democratizar o turismo e propiciar o acesso para todos, conforme Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008).
Os guias “Dicas para atender bem turistas com Deficiência”, “Dicas para atender bem turistas idosos” e “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” podem ser baixados gratuitamente e trazem orientações que possibilitam uma abordagem mais ampla de atendimento e proteção, além de questões comportamentais, conceitos e dicas práticas para melhor atender cada público.
Todas as cartilhas estão disponíveis on-line e possuem um formato mais acessível, podendo ser acessadas por meio de smartphones, tablets ou por desktop. De acordo com o MTur, as publicações ajudarão os profissionais do setor na oferta de experiências turísticas mais seguras e prazerosas para os viajantes, tornando o turismo mais acessível e proporcionando experiências ainda melhores aos viajantes.
Clique AQUI ou aponte a câmera para o QR Code para acessar os guias.
Para o secretário do Turismo do Piauí, Pablo Santos, publicações como essas são de grande importância, porque torna o turismo mais inclusivo e diverso. “Daí, a importância da SETUR divulgar e levar ao conhecimento de todos essas informações, porque elas são necessárias tanto para quem trabalha no setor como para os viajantes, que poderão experienciar os atrativos turísticos em todo o seu potencial”, diz, reforçando que o turismo deve ser acessível, acolhedor e inclusivo.
O guia para atender bem turistas LGBTQIA+ traz um novo olhar, com orientações e conteúdos atualizados sobre legalidade e conceitos básicos de identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.
Para os turistas idosos, a atualização do guia ressalta a premissa de que, ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa e lembra que esse público possui flexibilidade de horário, podendo aproveitar e desfrutar de vários roteiros.
Já para os turistas com deficiência, o guia aborda temas como ética e responsabilidade social, acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo, respeito às diferenças e muito mais.