Com o objetivo de apresentar o planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para alcançar resultados que tornem o estado do Piauí uma referência na qualidade de ensino público, foi realizada, na manhã da quarta-feira (12), no auditório da Escola Fazendária, uma reunião setorial com todos os superintendentes, diretores, gerentes e coordenadores do órgão.

O planejamento estratégico busca definir as metas organizacionais em todos os níveis, as ações e os recursos que serão utilizados para alcançá-las por meio de uma gestão estratégica que, por sua vez, trabalhará para implementar as estratégias planejadas e analisar seus resultados.

Dentre os 5 eixos estratégicos estão: garantir o acesso e permanência à educação para todos; melhoria da aprendizagem; expandir o protagonismo do estudante para alcançar seu projeto de vida; seleção, formação e valorização da equipe docente, gestores e servidores da rede; gestão inovadora, colaborativa e participativa.

Durante sua fala na reunião, o secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou a equipe de profissionais da Seduc e destacou que a Educação foi destaque no plano de 100 dias do governo. “Fico muito feliz por esse momento que é muito representativo para a nossa gestão. Isso é um divisor de águas para essa etapa que é o planejamento estratégico. Todo esse processo foi muito democrático e participativo. Cada um contribuirá na missão que lhe toca para realizarmos todas essas missões maiores da sociedade piauiense, dos nossos alunos, das suas famílias e das comunidades escolares. Aqui nós estamos festejando esse trabalho que foi feito por todos nós. Agora estamos com esse trabalho muito bem feito nos 100 dias de governo, no qual conseguimos finalizar um planejamento estratégico que é a nossa bússola, a nossa referência e que é o norte do nosso trabalho, de uma forma tão exitosa e tão qualificada. A Educação foi destaque no plano de 100 dias do governo por termos cumprido grande parte das nossas metas”, declarou.

De acordo com um panorama geral apresentado, a Seduc possui 79 metas dentro de seu planejamento estratégico que serão monitoradas em uma rotina trimestral pela Sala de Monitoramento do órgão. Já os projetos que serão monitorados mensalmente pelo Escritório de Projetos, contam com 75 metas. Ambos foram distribuídos para que cada uma das 5 superintendências da Seduc fique responsável por monitorar e executá-los.

“Esse é um marco muito importante. Ele está conectado com os 100 primeiros dias de governo. Estamos apresentando o planejamento estratégico da Seduc para os próximos 4 anos e, além de compartilhar as metas e os objetivos para toda a equipe da Seduc, acredito que o mais importante e revolucionário é que passaremos a ter uma gestão totalmente baseada nessas metas, é o que chamamos de gestão por resultados. Iremos basear a nossa atuação olhando sempre para os resultados que queremos alcançar na melhoria educacional”, enfatizou o superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres.

Para o monitoramento e avaliação da gestão estratégica, foi anunciada a criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos, uma estrutura organizacional que irá padronizar os processos de governança relacionados a projetos, atuando como um centro de excelência. O objetivo será maximizar a eficiência e a eficácia do uso de recursos, garantindo que os projetos sejam entregues dentro do prazo, do orçamento e dos padrões de qualidade estabelecidos, permitindo que as organizações alcancem seus objetivos estratégicos.  “Com esse escritório de projetos, nós acompanharemos de perto cada execução dos 30 principais projetos que iremos desenvolver aqui na Seduc. E em paralelo nós teremos uma rotina de monitoramento das metas. A cada 3 meses vamos fazer uma checagem dos resultados alcançados e fazer as correções de rumo estabelecidos pelo Governador e pelo Secretário”, completa Rodrigo Torres.