No primeiro dia do Fórum de Gestores Municipais de Juventude houve o lançamento do Guia de Conselhos, apresentação dos principais projetos e ações da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e orientações para a realização das conferências municipais de juventude. A vice-governadora Regina Sousa participou, nessa quinta-feira (16), da cerimônia de abertura do evento.
Essas conferências são prévias para a Conferência Estadual de Juventude, prevista para maio. De acordo com o diretor de Políticas para Inserção no Mundo do Trabalho, Venicio Moura, “uma das metas da conferência é a reformulação do Plano Estadual de Juventude, que em 2019 completou dez anos”.
Durante o lançamento do Guia de Conselhos, o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, explicou que a criação, reativação e o fortalecimento dos conselhos são importantes nesse processo, pois é “importante a participação tanto do poder público como da sociedade civil no diagnóstico das necessidades das juventudes dos municípios”.
Houve também uma apresentação dos projetos e das ações implementados pela Cojuv, como o projeto Caravana Juventude Ativa e algumas das atividades previstas para este ano como um curso de formação para jovens e um seminário sobre violência.
A vice-governadora Regina Sousa fez um pronunciamento no início do evento no qual enfatizou a relevância das organizações juvenis na história do Brasil. Ela também ressaltou a importância de eventos como fórum na construção das políticas públicas de juventude.
O evento segue nesta sexta-feira (17), no auditório da Seid, e a programação inclui uma capacitação para captação de recursos públicos e os encaminhamentos do fórum.