A direção e os fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) participaram de um treinamento realizado por representantes do Sindicato Nacional de Cabos e Fios (Sindcel), nesta segunda-feira (17), na sede do Instituto em Teresina.
Na oportunidade, foram apresentadas ações do Plano Nacional de Combate ao Mercado Ilegal (PNCMI), além de dados setoriais de cabos e fios elétricos, operações realizadas em cada estado, projetos elaborados, bem como uma demonstração feita em laboratório do treinamento de cabos grossos.
Segundo o diretor executivo do Sindcel, Enio Rodrigues, um produto de cabo grosso que apresente irregularidade pode gerar um incêndio e demais prejuízos financeiros e físicos. “Na primeira parte da palestra fizemos uma apresentação institucional sobre o trabalho que tem sido desenvolvido em cada estado. Em seguida, mostramos no laboratório a ponte de medição de cabos grossos”, explica.
De acordo com a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, essa parceria visa estreitar laços entre as entidades, além de garantir que o direito do consumidor seja preservado. “Nós recebemos hoje a equipe do Sindicato e nos próximos dias vamos realizar uma série de ações com o objetivo de combater possíveis irregularidades e qualificar ainda mais o nosso trabalho no estado do Piauí”, realiza.
Os representantes do Sindicato seguem em Teresina até quarta-feira (17). Uma das ações realizadas neste período será a solenidade de doação de um equipamento destinado para medição de cabos grossos.