O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) está colocando à disposição dos segurados do Iaspi Saúde/Plamta a sua carteira digital, que pode ser acessada pelo site do Instituto.
Com a Carteira Digital, o segurado passa a ter acesso ao documento sem a necessidade de ir até ao Instituto. O objetivo é facilitar e agilizar esse serviço, uma medida que faz parte do projeto de transformação digital previsto pela atual gestão que visa oferecer cada vez mais serviços eletrônicos.
O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (17.04.23) com a presença da diretora-geral Daniele Aita, do deputado estadual Gil Carlos, além de servidores, segurados e a equipe de TI do Iaspi, que durante toda esta semana ficará à disposição dos usuários, com terminais de computador no saguão do prédio, para orientar e tirar dúvidas.
Para ter acesso a sua Carteira Digital os usuários que já possuem cadastro podem seguir esse passo a passo:
– Acessar o site: https://iaspisaude.pi.gov.br/IaspiSaude/
– Clicar na aba “Portal do usuário”
– Inserir matrícula e senha
Para os usuários que não possuem cadastro ainda, este é o passo a passo:
– Acessar o site: https://iaspisaude.pi.gov.br/IaspiSaude/
– Clicar na aba “Portal do usuário”
– Clicar em “Cadastrar acesso”
– Inserir matrícula, nome completo, CPF, data de nascimento e matrícula do Estado (somente os titulares)
– Após preencher os dados, clicar em “avançar”, confirmar os dados do titular e finalizar o cadastro
– Logo em seguida, o mesmo retorna para a aba do portal do usuário e acessa com sua matrícula e senha cadastradas
Esse procedimento, simples e sem burocracia, está agora à disposição do usuário tanto do Plamta quanto do Iaspi Saúde no site
Para a carteira do Plamta, o passo a passo é:
Acesse http://carteiradigital.plamta.pi.gov.br/
Clique em “geração da Carteira Digital do PLAMTA”
Informe a matricula e CPF do titular
Selecione o segurado ou dependente
Clique em “Imprimir”
Será feito o download da sua carteira digital
ATENDIMENTO– É importante esclarecer que o agendamento de consultas e exames é feito diretamente na rede credenciada, sem a necessidade do usuário se deslocar ao Iaspi, e a maior parte dos exames é disponibilizada após a solicitação durante a consulta médica.
A exceção são exames de alto custo, como ressonâncias, que também já estão sendo auditados de forma eletrônica, não sendo necessário que o usuário vá ao Instituto para sua liberação. A gestão trabalha buscando colocar à disposição dos usuários toda tecnologia disponível, tornando os serviços mais acessíveis e desburocratizados.
Durante o lançamento do benefício, o deputado Gil Carlos lembrou que a gestão do governador Rafael Fonteles prioriza a modernização digital, destacando que o Iaspi entendeu o recado. “Com a Carteira Digital, além de modernização, o Instituto melhora a prestação de serviços”, afirmou.
Daniele Aita reforçou que a carteira poderá ser impressa ou não pelo segurado e que o setor de carteira tende a ser desativado, remanejando os servidores para outras áreas a fim de otimizar os serviços que ainda são oferecidos de maneira presencial.