A empresa SPE Piauí Conectado vai promover um curso gratuito com duração de quatro dias, de 28 a 31 de janeiro, na Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI). O objetivo é capacitar os servidores do Estado e melhorar as práticas do gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI).

O curso abordará o tema “Fundamentos de ITIL V3 – Padrão de Gerenciamento de Serviços de TI” e será ministrado pelo professor e engenheiro Antônio Cebalho, diretor de Projetos e Tecnologia da GlobalTask. Ele já trabalhou tanto em empresas nacionais, entre elas Furnas Centrais Elétricas, Vale do Rio Doce e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, como participou de projetos no Brasil e no Exterior.

Para o professor, o curso é uma oportunidade de aprimorar e modernizar os trabalhos, uma vez que o ITIL é recomendado no mundo todo. “Trata-se de um padrão mundial de gerenciamento de serviços, você aprende vários processos que vão facilitar o trabalho de qualquer profissional da área de TI, que lida com incidentes no seu dia a dia. Os participantes poderão gerar resultados mais eficientes e eficazes”, garante.

O coordenador de Núcleos Setoriais de Informática da ATI, Richardson Santos, vai participar e ressalta a importância da iniciativa. “É válida, necessária e muito importante, não só pra ATI como para núcleos de tecnologia de outros órgãos do Estado. O curso e a temática dele são uma forma de estabelecer e adotar melhores práticas no gerenciamento e atendimento das demandas de tecnologia de cada setor”, diz.

De acordo com a coordenadora de projeto sociais da Piauí Conectado, Charlene Queiroz, a ideia surgiu quando perceberam a necessidade dos servidores se especializarem na área. “Já ouvimos falar de pessoas que saem de Teresina para buscar o curso, então decidimos trazê-lo e beneficiar o máximo de servidores que conseguirmos”, ressalta.

Participarão profissionais que atuam direta e indiretamente na entrega de serviços de TI e/ou Telecom; equipes técnicas de TI, desenvolvedores, coordenadores e supervisores de TI; gerentes, diretores e pessoal de Suporte Técnico de Redes/Software Nivel 1, Nível 2 e Nível 3.

O conteúdo programático do curso possui oito módulos e discutirão: Introdução a ITIL, gerenciamento dos serviços como uma prática, estágio de estratégia, desenho, transição e operação de serviço, assim como melhoria de serviço continuada (MSC).

Ao final do curso, cada servidor receberá um Certificado de Participação com carga horária de 16h, emitido pela GlobalTask. A SPE Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Estado do Piauí. O objetivo da concessão administrativa é a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauienses.