A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios (Supat) e Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), realizou nesta quarta-feira (26), o Seminário Abril pela Segurança do Paciente e do Trabalhador no Piauí. O evento faz alusão ao mês de abril, onde são referenciadas as ações de segurança do paciente e saúde do trabalhador em todo país.
Na mesa de honra, estavam presentes, o Superintendente de Gestão da Administração (Sugad), Jefferson Campelo, que na ocasião, representou o secretário de Saúde, Antonio Luiz; o deputado estadual Vinicius Nascimento; a promotora de justiça do Ministério Público do Piauí, Karla Daniele Furtado; a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elizabeth Fernandes; a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves; o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar; o superintendente da Associação Reabilitar, Aderson Luz; o representante do Coren, Wendel Marcos Alves e a secretaria de Saúde de Miguel Leão, Neusa Araújo, representando o Cosems.
A Sesapi lançou no evento o Protocolo de Segurança do Paciente no Atendimento Pré-Hospitalar do Samu estadual e a publicação da portaria Nº 2599, de 25 de abril de 2023, que institui a notificação universal dos Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho (DART). “A segurança do paciente é uma vertente primordial na área da saúde a nível mundial, onde cada vez mais, mais serviços buscam se adequar as metas da OMS e unem esforços, no sentido de reduzir os riscos e danos desnecessários nos serviços de saúde, e, desse modo, fortalecendo a qualidade e segurança no cuidado”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.
“Tenho plena convicção de que a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente é o caminho para atingirmos os nossos objetivos de qualidade na assistência”, acrescentou Jefferson Campelo.
Na área de saúde do trabalhador, a portaria publicada pela Sesapi também se destaca para alcançar as metas relacionadas às notificações no Piauí. “As notificações geram desafios em qualquer sistema e/ou estado. Nesse sentido o governo do Piauí propôs essa ferramenta, que vai proporcionar uma maior acessibilidade e agilidade no envio das informações, a fim de que possamos traçar estratégias de melhorias na assistência e no cuidado aos trabalhadores” destacou o superintendente.
O evento aconteceu no auditório do Ceir, e reuniu mais de 200 profissionais e gestores da área da saúde de todo estado.Também estiveram presentes no evento, representantes dos Conselhos de Classe, membros dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares de vários estabelecimentos de saúde do estado, diretores de hospitais, conselhos de classe, associação de pacientes renais, entre outros.